25/01/2021
A vacinação contra COVID-19 começou no Rio de Janeiro, mas não para todos. No caso dos fonoaudiólogos, apenas quem atua na linha de frente, neste momento, está recebendo as primeiras doses.
Em atenção ao que está acontecendo no estado do Rio de Janeiro e para responder aos principais questionamentos que estão chegando sobre o assunto, a Presidente Esther Araújo compartilhou um comunicado com as orientações para todos os fonoaudiólogos. Leia na íntegra:
Prezados fonoaudiólogos,
Estamos recebendo mensagens com dúvidas e questionamentos sobre a vacinação contra COVID-19. Lembramos que, infelizmente, no mundo todo, não há ainda vacinas suficiente para todos.
No Brasil, a imunização começou apenas no dia 17 de janeiro priorizando os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente, diretamente no combate emergencial da COVID-19 em hospitais e postos de saúde.
Entendemos a preocupação de todos e o que a Comissão de Saúde pode e está fazendo neste momento é pressionando as autoridades de saúde para que disponibilizem o quanto antes em todo o Rio de Janeiro a vacina para a maior quantidade de pessoas possíveis.
Recomendamos que todos acompanhem o calendário e as notícias oficiais sobre o assunto pelo site e redes sociais da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro: https://www.saude.rj.gov.br/ Sugerimos também que acompanhem as datas e locais oficiais de vacinação no site da sua Prefeitura.
O Rio de Janeiro segue as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. As vacinas serão destinadas ao público prioritário.
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES recebeu um informe técnico neste domingo (24) e encaminhou as recomendações para aplicação da vacina aos municípios, por meio de uma nota informativa. Segundo a nota, os grupos prioritários permanecem os mesmos e incluem:
– Pessoas com 60 anos ou mais abrigadas em instituições;
– Pessoas maiores de 18 anos com deficiência abrigadas em instituições;
– Povos indígenas em terras indígenas;
– Trabalhadores de Saúde:
– Profissionais de saúde envolvidos na vacinação dos grupos elencados;
– Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência);
– Trabalhadores dos serviços de saúde envolvidos diretamente no atendimento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19.
Se você é fonoaudiólogo e faz parte deste primeiro grupo, mas não foi vacinado ainda no seu local de trabalho, entre em contato com a Comissão de Saúde pelo seguinte e-mail: comissoes@crefono1.gov.br, para que possamos zelar pelo seu direito.
A Prefeitura do Rio vacina atualmente fonoaudiólogos com 60 anos ou mais, com a devida comprovação, que atuam na cidade nas redes pública e privada.
Desde quarta-feira (27), estão sendo usadas tanto a CoronaVac quanto a vacina de Oxford/AstraZeneca. O vacinado receberá a dose que for oferecida, não podendo escolher.
Até o dia 3 de fevereiro, esses profissionais deverão procurar uma das 236 clínicas da família e centros municipais de saúde para tomar a vacina.
Aos demais profissionais, sigam firmes e fortes mantendo os protocolos de segurança necessários até que chegue a sua vez de ser vacinado .
Estamos tão ansiosos quanto todos vocês por este momento.
Já estamos quase lá!
Atenciosamente,
Esther Araújo (CRFa 1-8177)
Presidente CREFONO1