O Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) se uniram para promover uma ampla campanha de incentivo à vacinação contra poliomielite. As instituições ressaltam a importância da contínua mobilização social e de instituições apoiadoras para que o Brasil volte às coberturas vacinais que levaram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) ao reconhecimento internacional
Levando em consideração a importância da vacinação, o objetivo da campanha é unir esforços para conscientizar a população sobre a necessidade de aumentar a cobertura vacinal, para isso o “Vacina Mais” oferece peças com informação clara, atraente e acessível para diferentes públicos sobre a segurança, importância e efetividade de todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
As peças são disponibilizadas em “pacotes temáticos” mensalmente e podem ser usadas de maneira livre nas redes sociais, já foram disponibilizados três pacotes de peças, conteúdos sobre vacinação contra Covid-19, HPV e a importância da vacinação BCG são alguns dos temas já abordados pela campanha e que constam nas peças disponibilizadas.
Com o atual cenário das baixas coberturas vacinais no Brasil, o incentivo à imunização contra a pólio fica ainda mais urgente, e o conteúdo da Campanha Vacina Mais pretende somar-se às ações de comunicação para engajamento social e comunitário. As peças desse novo pacote são voltadas, principalmente, para a disseminação nas redes sociais, os posts apresentam aspectos da doença, as sequelas, dados sobre a baixa cobertura vacinal e a importância da vacina.
Para participar desse movimento, basta acessar esse link https://cutt.ly/vacinamais e baixar os cards ou carrosséis (sequência de cards que devem ser usados juntos em um só post, voltados para o Instagram) e compartilhar em suas redes sociais com a hashtag #VacinaMais.
Os conteúdos da campanha são verificados por um time de assessores técnicos especializados em saúde pública. O objetivo é disseminar informações importantes e consistentes sobre vacinação e doenças