Inscrições encerradas para o I Fórum de Fonoaudiologia no SUS Fluminense





16/09/2022

As inscrições para o I  Fórum de Fonoaudiologia no SUS Fluminense foram encerradas nesta sexta-feira, 16/09/2022.  Os participantes vão receber o link para acessar a sala virtual do evento na segunda-feira, dia 19/09/2022, pelo e-mail cadastrado no formulário. 

O I Fórum de Fonoaudiologia no SUS Fluminense vai reunir pela primeira vez fonoaudiólogos, gestores, lideranças na Fonoaudiologia e profissionais de outras áreas de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro para uma conversa sobre a relação da Fonoaudiologia com o SUS (Sistema Único de Saúde).

A data escolhida foi 19 de setembro por ser também a comemoração de 32 anos da publicação da lei 8.080/1990, que norteia a execução do direito universal à saúde dado a todo cidadão brasileiro pela Constituição de 1988.

As inscrições são gratuitas. No dia do evento, os participantes receberão por e-mail o acesso à sala virtual do Google Meet.

Quando? Dia 19 de setembro, segunda-feira, das 13h30 às 16h30 – ao vivo e on-line.

> Clique aqui para ver a programação completa. 

*Para os inscritos haverá certificação. Para isso, é necessário preencher a lista de presença que será enviada pelo chat durante o evento.

Programação do evento:

Mediadora: Alessandra Arnaud de Queirós Mattoso (CRFa 1-6475), vice-presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 1ª Região, fonoaudióloga do SAD/PADT da Prefeitura Municipal de Macaé e do Ambulatório Ampliado de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Quissamã. Especialista em Saúde da Pessoa Idosa pela UNASUS/UFMA/UERJ. Conselheira do Conselho Municipal de Saúde de Macaé. 

13h30 – Abertura: A Fonoaudiologia no Estado do Rio de Janeiro

Simone Vieira Pinto Braga (CRFa 1-7537), presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 1ª Região, fonoaudióloga da Vigilância Sanitária do Município do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Vigilância Sanitária e Fonoaudiologia Hospitalar. Mestre em Distúrbios da Comunicação. Experiência profissional em Fonoaudiologia Hospitalar e em Gestão em Saúde Pública.

14h– Inserção do Fonoaudiólogo nas Redes de Atenção à Saúde

Leila Claudia Monteiro de Castro dos Santos Braga (CRFa 1-13620), fonoaudióloga graduada pela UFRJ, atua na Prefeitura Municipal de Itaguaí/RJ como coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) de Itaguaí/RJ. Doutoranda em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ). Mestre em Saúde Coletiva na linha de Produção, Ambiente e Saúde (IESC/UFRJ). Especialista em Educação Permanente (ENSP/FIOCRUZ). Cursou especialização em Geriatria e Gerontologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2012. Possui aprimoramento em Voz Profissional pelo INVOZ. 

14h30 – Fonoaudiologia na Saúde do Trabalhador

Priscilla Galindo (CRFa 1-11409) é fonoaudióloga graduada pela  Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Fiocruz. Fonoaudióloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Duque de Caxias. Perita em Audiologia Ocupacional pelo TRT 1ª Região. Atua com Audiologia Clínica e Ocupacional há 18 anos.

15h – Desafios na formação do fonoaudiólogo para atuação no SUS

Claudia Maria de Lima Graça (CRFa 1-9665) é fonoaudióloga docente da graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da UFRJ. Coordenadora da área de Fonoaudiologia e Saúde Coletiva da UFRJ. 

15h30 – Impactos da Fonoaudiologia no SUS: desafios para o fortalecimento da Fonoaudiologia Fluminense

Thiago Roseiro (CRFa 1-12757) é fonoaudiólogo graduado pela  Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua na Prefeitura Municipal de Itaguaí no Centro de Especialidades em Fisioterapia e Fonoaudiologia no atendimento às crianças com deficiência. Tem experiência de trabalho na Atenção Básica, na Rede de Atenção Psicossocial e na Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência e no Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (NESA/UERJ).

16h – Diálogos e respostas às perguntas do chat

 

Comentários estão fechados.