Lançamento da Campanha da Amamentação 2013 relembra 10 anos do Bebê Sarado





O lançamento da 10ª edição regional e 3ª nacional da Campanha “Saúde, o Seio da Questão” reuniu representantes do Conselho Federal de Fonoaudiologia e CREFONO1, além de coordenadores de núcleos em 2013, no auditório do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindfisco), no Centro do Rio, dia 1º de agosto. Na ocasião, foi lançado o vídeo de divulgação da campanha cujo mascote é o Bebê Sarado e que este ano traz o lema “Amamentação com afeto pega!”, que leva informações à população sobre a pega e as posições corretas em aleitamento materno. Afinal, “Bebê Sarado mama no peito”, já diz o slogan.

A representante do CFFa, Mônica Marins (CRFa 1 – 8954), observou que foi muito interessante o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia apresentar como madrinha da ação socioeducativa uma fonoaudióloga, a conselheira do 10º Colegiado da 1ª Região Lígia Ribeiro (CRFa 1 – 11220), e seu filho Artur, que em breve completará seis meses. “Mostramos que pessoas comuns também conseguem amamentar; não só os artistas, que têm toda a infra-estrutura e uma rotina diferenciada da nossa”, completou.

Mônica Marins ressaltou que muitas pessoas querem, mas não conseguem amamentar e é fundamental que saibam que podem contar com apoio para superar dificuldades. “O aleitamento materno não depende só da mãe. Não é uma ação de uma pessoa só. Você vai precisar do apoio do pai, da família e, muitas vezes, de um profissional habilitado, como um fonoaudiólogo”, assinalou.

A madrinha da edição 2013, a fonoaudióloga Lígia Ribeiro, disse estar vivendo um momento especial e gratificante, por poder compartilhar com toda a sociedade sua felicidade e a experiência de ser mãe e poder amamentar. Artur está em amamentação exclusiva, é um bebê tranquilo e saudável.

História

A fonoaudióloga Mirian Torres (CRFa 1 – 2234), pioneira nessa área de atuação no estado, acredita que a questão vai muito além de aspectos fonoaudiológicos. “Trata-se da saúde global e do desenvolvimento do indivíduo. Pesquisas demonstram que crianças amamentadas no peito apresentam melhor desenvolvimento intelectual, inclusive”, defendeu.

Mirian Torres, ex-conselheira do CREFONO1, lembrou do início da campanha, ainda em 2004, e de como ações semelhantes se tornaram, hoje, tão importantes para a saúde pública. “A campanha do Bebê Sarado começou pequena. Era uma área de atuação até então desconhecida dos fonoaudiólogos. O Conselho do Rio de Janeiro, então, ofereceu um curso de capacitação, em parceria com o Hospital Amigo da Criança, para que os primeiros fonoaudiólogos levassem o Bebê Sarado para as ruas. A campanha foi crescendo, profissionais foram se especializando e hoje a campanha é nacional. A 1ª Região foi firmando parcerias, que consolidaram cada vez mais a campanha, a tal ponto que tivemos artistas abraçando a causa. Começamos oferecendo um marcador de livros como brinde e, em parceria com a Rede BLH/Fiocruz e Furnas, lançamos um livreto, que foi traduzido para o espanhol e pode seguir para outros países na América Latina”, enfatizou.

O livreto ao qual Mirian Torres se referiu foi produzido em 2008, por ela e Ana Paula Viana (CRFa 1 – 9417), as nutricionistas da Rede de Bancos de Leite Humano (Instituto Fernandes Figueira) Sandra Lúcia Carvalho Ferreira e Elisabeth Timótheo Crivaro, além da funcionária de Furnas Centrais Elétricas, Sheila Queiroz. A publicação foi traduzida para o espanhol, a pedido da Organização Pan-Americana de Saúde, que se interessou em distribuir o livreto por outros países do continente, mas até o momento a nova edição não foi lançada.

Edição 2013

A vice-presidente do CREFONO1, Monica Karl (CRFa 1-7205) e a presidente da Comissão de Divulgação, Márcia Thurler (CRFa 1 – 8055), expuseram os objetivos da campanha em 2013. “O que percebemos é que a Fonoaudiologia contribui, cada vez mais, para o incentivo ao aleitamento materno. A sucção é fundamental para o desenvolvimento orofacial. Sem contar que precisamos, agora, acabar com mitos como ‘meu leite é fraco’, ‘não vou amamentar que meu peito vai cair’, e coisas do tipo. As vantagens são maiores que as desvantagens”, ponderou Márcia Thurler.

A iniciativa em 2013 reuniu 38 núcleos, espalhados por 14 municípios. Márcia Monteiro (CRFa 1 – 9430), que coordena três núcleos nesta edição, disse que a Campanha “Saúde, o Seio da Questão” fortaleceu o trabalho multidisciplinar no Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo, e no Centro Municipal de Saúde Waldyr Franco, em Bangu. Tanto que no hospital estadual a campanha acontece dias 14 e 15 de agosto, com apoio da pediatra da unidade, e dia 16 de agosto haverá o lançamento da ação socioeducativa também no CMS Waldyr Franco, envolvendo os PSFs ligados ao Centro Municipal. “No Waldyr Franco, temos uma madrinha, que é uma mãe da comunidade cujo filho de 1 ano tem laringomalácia e continua sendo amamentado. O material informativo é rico e ajuda muito nosso trabalho de orientação. Achei ótimo a madrinha da campanha nacional ser uma fonoaudióloga. Não desmerecendo os artistas, mas é importantíssimo valorizar a profissão”, opinou Márcia Monteiro.

Participaram ainda do evento as conselheiras da 1ª Região Vanessa Jurelevicius (CRFa 1 – 11196), presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização, e Alexandra Bezerra (CRFa 1 – 6626), presidente das Comissões de Saúde Coletiva e Interiorização.

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