CREFONO1 visita Secretaria de Saúde de Queimados





Uma das metas do 10º Colegiado é trabalhar junto aos municípios, valorizando a importância do fonoaudiólogo nas diversas áreas de atuação, objetivando o aumento do efetivo no estado do Rio de Janeiro, através de concursos públicos e demais formas legais de contratação. Assim, em função de sua mobilização para inserir a Fonoaudiologia em processos seletivos que vêm sendo promovidos em municípios do estado, a diretora secretária Kátia Santana (CRFa 1 – 5399) reuniu-se em 8 de julho com a subsecretária municipal de Saúde de Queimados, Maria Betânia Pessoa de Paiva e seu assessor jurídico, Ronildo Ferreira de Oliveira, para discutir a presença de fonoaudiólogos nos quadros da administração municipal.

A subsecretária municipal reafirmou o que a secretária de Saúde de Queimados, Fátima Cristina Dias Sanches, já afirmara em ofício resposta ao CREFONO1, ainda em junho. Disse que a nova administração, ao assumir, encontrou um concurso em andamento criado em 2009 e não identificou estudos que justificassem a inclusão de fonoaudiólogos no processo seletivo. Daí, não houve alteração no edital. Mas que novo mapeamento está sendo feito a fim de apontar as necessidades relacionadas à área da saúde e que, identificada a necessidade de fonoaudiólogos, novo concurso pode ser aberto.

Na ocasião, a conselheira Kátia Santana teve oportunidade de explicar aos gestores as áreas de atuação da Fonoaudiologia, sua importância em hospitais, ambulatórios, na prevenção e na Educação, e não só na reabilitação. A subsecretária Maria Betânia Pessoa, mais uma vez, parabenizou o CREFONO1 pela defesa insistente da classe fonoaudiológica e garantiu que a administração municipal estudará o pleito com atenção.

Comentários estão fechados.