Empossado o 11º Colegiado do CREFONO1





11

O 11º Colegiado, eleito em fevereiro deste ano com 78,05% dos votos, tomou posse na manhã de 1º de abril, em solenidade que ocupou o auditório da sede do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio de Janeiro. A sessão plenária foi marcada por emoção e confraternização entre membros do Colegiado que se despedia e do que assumia a gestão do CREFONO1 de 2016 a 2019, representantes do Conselho Federal de Fonoaudiologia da 1ª Região, Sindicato dos Fonoaudiólogos do Estado do Rio de Janeiro, assessores jurídico e de imprensa do Conselho Regional e fonoaudiólogos presentes.

A presidente do 10º Colegiado do CRFa1ª Região, Lucia Provenzano (CRFa 1-1700), convidou os novos conselheiros a assinar o Termo de Posse e de Compromisso. Todos empossados, Lucia Provenzano homenageou os membros do Colegiado que terminava seu mandato, em especial a memória da conselheira Márcia Thurler, que faleceu em janeiro de 2015. “Há três anos, não sabíamos o que nos esperava. Apenas dois conselheiros tinham experiência anterior na gestão do Conselho, representando a Fonoaudiologia do estado. Mas tínhamos uma certeza grande. Cada um, com sua singularidade, queria dar sua contribuição para a Fonoaudiologia. E, hoje, depois de ter trabalhado com elas, eu as admiro muito, pela dedicação e o compromisso que nos levou ao sucesso”, afirmou Lucia Provenzano. E concluiu com uma frase de São João da Cruz: “Onde não houver amor, ponha amor e encontrará amor”, desejando que o amor continue a criar pontes, parcerias e união.

A fonoaudióloga Elizabeth Luz (CRFa1-12403) disse que o momento era sério, de muito compromisso e de muita reflexão e parabenizou o 10º Colegiado por ter conseguido reaproximar o Conselho da classe fonoaudiológica, com fóruns e rodas de conversa que trouxeram o profissional de volta à sua casa. “Desejo aos novos integrantes muito sucesso. Que consigam ultrapassar muitas barreiras que ainda temos. E estou aqui, porque não podia deixar de aplaudi-las e aplaudir quem chega de pé”, salientou.Leila 11º Posse

A conselheira do 10º Colegiado Leila Mendes (CRFa1-4404) admitiu que ia triste e alegre ao mesmo tempo. “Enfrentamos muitas dificuldades. Vencemos muitas delas. Fizemos um trabalho sólido. Queríamos muito e conseguimos dar passos pequenos, mas claros, na direção do fortalecimento da identidade e da valorização do trabalho do fonoaudiólogo, profissional tão importante para a sociedade. Desejo amor e coragem ao novo Colegiado”, despediu-se Leila Mendes.

A presidente do Sindicato dos Fonoaudiólogos do Rio de Janeiro, Sheila Marino (CRFa1-6147), veio oferecer parceria. Assinalou que as duas instituições fazem um trabalho em linhas diferentes de ação, mas que o caminho era o mesmo: o Sheila 11º Posseatendimento das demandas do fonoaudiólogo e da Fonoaudiologia. “O importante é que o profissional saiba que não está sozinho quando o patrão exige alguma coisa que ele não pode fazer ou desrespeita seus direitos ou suas atribuições”, completou Sheila.

Domingos Sávio (CRFa1-4626), três vezes conselheiro do CFFa, admitiu que a tarefa não é fácil, exige coragem e dedicação, mas que, em seu último mandato, resultou num belíssimo trabalho conjunto, que foi o novo Código de Ética. “Aprendi muito. Sou um novo fonoaudiólogo, a partir do momento que resolvi investir na tarefa de ser conselheiro. É uma experiência muito gratificante e enriquecedora. Somos cidadãos políticos e se a gente não lutar pela gente, ninguém vai lutar. Temos muito o que crescer e mostrar para a sociedade a necessidade social da Fonoaudiologia”, ponderou.

A colega de Domingos Sávio junto ao CFFa, Viviane Fontes (CRFa1-8839), também parabenizou o 10º Colegiado por abrir a sede do Conselho para reuniões, troca de idéias e o fortalecimento da profissão. “Vocês que chegam, fiquem tranquilas. Já são vitoriosas, por ter a oportunidade de representar a Fonoaudiologia do Rio de Janeiro”, lembrando que sua participação na revisão do Rol de Procedimentos junto à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) resultou na ampliação do número de consultas. “O pouco que fizemos, foi para o país inteiro”, completou.

A presidente do 10º Colegiado, Lucia Provenzano, entregou a cada um dos conselheiros que não continuaram na gestão de 2016 a 2019 uma menção honrosa “pelos excelentes serviços prestados à Fonoaudiologia”. Foram agraciadas com a homenagem Christina Sales (CRFa1-5365), Alexandra Bezerra (CRFa1-6626), Lucia Gerundo (CRFa1-4803), Monica Karl (CRFa1-7205), Rosangela Mendonça (CRFa1-2811), Fabiane Mac-Dowell (CRFa1-11549) e Maria Cristina Costa (CRFa1-5204).

A conselheira do 11º Colegiado Maria das Graças Ramos (CRFa1-7527), fonoaudióloga com mais tempo de profissão no grupo, assumiu a gestão de 2016 a 2019, em nome dos demais conselheiros.

Na plenária que se realizou no período da tarde, foi eleita a nova Diretoria do CREFONO1, de abril de 2016 a março de 2017: Lúcia Provenzano, presidente; Lígia Ribeiro  (CRFa 1-11220), vice-presidente; Kátia Santana  (CRFa 1-5399), diretora secretária e Vanessa Jurelevicius  (CRFa 1-11196), diretora tesoureira.

20160401_193329

 Conheça os conselheiros que compõem o 11º Colegiado aqui.

 

Veja mais fotos.

 

 

Por Rose Maria

Assessoria de Imprensa

Comentários estão fechados.