X Congresso Internacional acontece em Minas Gerais e elege nova Diretoria da SBFa





De 9 a 12 de outubro, aconteceram em Belo Horizonte (MG) o X Congresso Internacional de Fonoaudiologia, XXVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e III Encontro Mineiro de Fonoaudiologia. O evento científico da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia contou com estande do Sistema de Conselhos Federal e Regionais, premiou as melhores campanhas em diversas áreas de atuação em todo o país e elegeu a nova diretoria da SBFa. Leonardo Wanderley Lopes (CRFa 4-7679) é o novo presidente da entidade e a Comissão de Ensino tem agora Denise Torreão (CRFa 1-6726) como membro. As conselheiras do CREFONO1 Simone Braga (CRFa 1-7537) e Carolina Carmo (CRFa 1-3347-6) acompanharam os eventos.

No dia 09 de outubro (quarta-feira), foi dada a largada para as atividades, com o pré-congresso organizado pela comissão local, formada por representantes dos cursos de Fonoaudiologia da 6ª Região e ocorrido na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). O evento deu o tom do que seriam os próximos três dias de discussões científicas.

Durante quatro dias, os participantes puderam escolher por palestras com temáticas de seu interesse que aconteceram de maneira simultânea, o que possibilitou 178 atividades entre palestras, sessões comentadas, apresentação de trabalhos, reuniões e outras.

No dia 10 de outubro, durante a abertura oficial, a então presidente e vice-presidente da SBFa, Maria Cecilia Bonini Trenche e Leslie Piccolotto Ferreira, respectivamente, em um discurso conjunto e emocionado falaram sobre a escolha do tema “Vulnerabilidade e o cuidado em saúde” e de seus três anos à frente da Sociedade. Esse foi o último congresso organizado pela atual gestão. Confira a nova Diretoria da SBFa.

A mesa de abertura também foi composta por representantes de entidades da Fonoaudiologia, como a Associação Brasileira de Audiologia (ABA), a Associação Brasileira de Motricidade Orofacial (ABRAMO), o Conselho Regional de Fonoaudiologia (CREFONO 6) e o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), os dois últimos representados por seus presidentes Raimundo Neto e Silvia Tavares, respectivamente. Representantes da classe, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e membros da diretoria científica da SBFa e da comissão organizadora local também compuseram a mesa.

Em seu discurso, o presidente do CREFONO 6 enalteceu a importância do fortalecimento da Fonoaudiologia e da importância de apoiar o crescimento da SBFa, que é a única representante científica da classe que estuda e pesquisa suas 12 áreas de atuação. Neto também chamou a atenção para a importância do fortalecimento de políticas públicas democráticas para que a população tenha acesso a Fonoaudiologia de qualidade.

As conselheiras Simone Braga e Carolina Carmo, no rodízio para orientações no estande do Sistema de Conselhos

A presidente do CFFa, Silvia Tavares, enalteceu o forte trabalho do Conselho Federal junto a Sociedade contra os cursos EAD em Fonoaudiologia e ressaltou o apoio do órgão a SBFa já que, neste ano, passou a ser co-realizador do congresso, retomando a Sala dos Conselhos, que integrou a grade do evento.

Pela primeira vez, o evento preocupou-se também com as causas ambientais e, conectado à Era Tecnológica, teve sua programação disponível via aplicativo para mobile, além dos pôsteres de trabalhos serem apresentados em totens eletrônicos.

Sala dos Conselhos

A retomada da Sala dos Conselhos foi mais uma das novidades deste ano. Como co-realizador do evento, o CFFa, à frente do Sistema de Conselhos, organizou uma programação pautada em suas atividades diárias e mostrou aos congressistas as ações rotineiras realizadas nas nove jurisdições que integram o sistema.

Nas atividades desta sala, conselheiros e assessores responsáveis pelo trabalho desenvolvido no Sistema de Conselhos integraram a grade de palestrantes, numa estratégia para apresentar aos congressistas como são desenvolvidas as resoluções, as normas e até mesmo o marketing nos órgãos representativos da classe.

 

Veja mais fotos.

 

Por Rose Maria S. Alves, Assessoria de Imprensa

Fonte: Isadora Dantas, Assessoria de Comunicação CREFONO 6

Em 15 de outubro de 2019

Fotos: Divulgação CREFONO 1, SBFa e CFFa

Comentários estão fechados.