Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio





Setembroamarelo_site10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

O suicídio é um fenômeno complexo, não tem uma causa única e pode afetar qualquer pessoa. Mas o suicídio pode ser prevenido!  Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo. Os profissionais de saúde estão disponíveis, acessíveis, e são detentores de conhecimento e comprometidos com a promoção de saúde e qualidade de vida.

Por isso, a comunicação é muito importante, procure ajuda ou ajude a pessoa.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos suicídios podem ser prevenidos se forem tomadas providências a tempo. Portanto, vale a pena atentar para estes comportamentos de risco: problemas de conduta ou manifestação verbais; conversas sobre morte ou desesperança; falas sobre intenções ou ideias de ‘colocar um fim em tudo’; isolamento.

O Setembro Amarelo, mês voltado à prevenção do suicídio, lembra a importância de observar as pessoas com atenção. Uma vez identificada uma pessoa que precise de ajuda, ela deve ser encaminhada a profissionais especializados.

O CVV – Centro de Valorização da Vida, realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntariamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas, todos os dias. A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular.

Para conhecer e saber mais, acesse: www.cvv.org.br.

Fonte: CFFa

Em 10 de setembro de 2019

Comentários estão fechados.