Repercussão da nota de repúdio do CFFa sobre “cura” da gagueira em novela





Repercussão 1O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) tornou pública, no último dia 25 de novembro, uma Nota de Repúdio a respeito de uma cena da novela ‘O Sétimo Guardião’, em que a personagem ‘Stefania’ é curada da gagueira após sofrer violência por meio de estrangulamento.

A Nota de Repúdio (acesse aqui) foi publicada em todos os meios de comunicação oficiais do CFFa. O CREFONO1 também repercutiu a nota em suas redes sociais. Assim, o documento marcou o posicionamento do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia diante da banalização do tratamento da gagueira e do desrespeito para com aproximadamente 5% da população brasileira que gagueja.

“Observamos uma repercussão bastante grande nas mídias sociais e meios de comunicação. Essa repercussão se deu graças à mobilização da classe e dos interessados no assunto, que propagaram nossa nota. Importante ressaltar e agradecer o apoio dos fonoaudiólogos para ações como essas, que levam ao fortalecimento da profissão, bem como demonstram nosso dever em assegurar atendimento de qualidade à população. Profissionais engajados e que entendem seu papel no processo de mobilização e do controle social contribuem diretamente para o crescimento e valorização da Fonoaudiologia”, afirmou Thelma Costa (CRFa 2-4211), presidente do CFFa.

A Associação Brasileira de Gagueira também se posicionou em suas redes sociais e seu trabalho também foi fundamental para pautar a mídia sobre a questão, bem como mitos sobre a disfunção e formas adequadas de trabalho, e repudiando qualquer forma de violência.

A Rede Globo veio a público e explicou que: “O Sétimo Guardião é uma obra de realismo mágico. Vale ressaltar ainda, como registramos ao final de cada capítulo, que novelas são obras de ficção sem compromisso com a realidade.”

Mídias que divulgaram a nota:

Veja (Rio de Janeiro) – https://goo.gl/ZNaQ4W

O Correio Braziliense (Distrito Federal)https://goo.gl/ket9nw

UOL (Rio de Janeiro)https://goo.gl/sihBbm

Estadão (São Paulo)https://goo.gl/G7LG9x

Radar Santa Maria (Distrito Federal)https://goo.gl/8THjEr

Jornal do Oeste (Paraná)https://goo.gl/czSVxh

BHAZ (Minas Gerais)https://goo.gl/oJDKJJ

O Globo (Rio de Janeiro)https://goo.gl/dPM1kq

Diário do Centro Mundohttps://goo.gl/PNSuww

Catraca Livre – https://goo.gl/owj4MR

CBN (Piauí) – https://goo.gl/pfWrJL

Diário Gaúcho – https://goo.gl/YnSbG4

 

Fonte: CFFa

Em 29 de novembro de 2018

Comentários estão fechados.