O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) tornou pública, no último dia 25 de novembro, uma Nota de Repúdio a respeito de uma cena da novela ‘O Sétimo Guardião’, em que a personagem ‘Stefania’ é curada da gagueira após sofrer violência por meio de estrangulamento.
A Nota de Repúdio (acesse aqui) foi publicada em todos os meios de comunicação oficiais do CFFa. O CREFONO1 também repercutiu a nota em suas redes sociais. Assim, o documento marcou o posicionamento do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia diante da banalização do tratamento da gagueira e do desrespeito para com aproximadamente 5% da população brasileira que gagueja.
“Observamos uma repercussão bastante grande nas mídias sociais e meios de comunicação. Essa repercussão se deu graças à mobilização da classe e dos interessados no assunto, que propagaram nossa nota. Importante ressaltar e agradecer o apoio dos fonoaudiólogos para ações como essas, que levam ao fortalecimento da profissão, bem como demonstram nosso dever em assegurar atendimento de qualidade à população. Profissionais engajados e que entendem seu papel no processo de mobilização e do controle social contribuem diretamente para o crescimento e valorização da Fonoaudiologia”, afirmou Thelma Costa (CRFa 2-4211), presidente do CFFa.
A Associação Brasileira de Gagueira também se posicionou em suas redes sociais e seu trabalho também foi fundamental para pautar a mídia sobre a questão, bem como mitos sobre a disfunção e formas adequadas de trabalho, e repudiando qualquer forma de violência.
A Rede Globo veio a público e explicou que: “O Sétimo Guardião é uma obra de realismo mágico. Vale ressaltar ainda, como registramos ao final de cada capítulo, que novelas são obras de ficção sem compromisso com a realidade.”
Mídias que divulgaram a nota:
Veja (Rio de Janeiro) – https://goo.gl/ZNaQ4W
O Correio Braziliense (Distrito Federal) – https://goo.gl/ket9nw
UOL (Rio de Janeiro)– https://goo.gl/sihBbm
Estadão (São Paulo)– https://goo.gl/G7LG9x
Radar Santa Maria (Distrito Federal) – https://goo.gl/8THjEr
Jornal do Oeste (Paraná) – https://goo.gl/czSVxh
BHAZ (Minas Gerais) – https://goo.gl/oJDKJJ
O Globo (Rio de Janeiro) – https://goo.gl/dPM1kq
Diário do Centro Mundo – https://goo.gl/PNSuww
Catraca Livre – https://goo.gl/owj4MR
CBN (Piauí) – https://goo.gl/pfWrJL
Diário Gaúcho – https://goo.gl/YnSbG4
Fonte: CFFa
Em 29 de novembro de 2018