Atraso na fala aumenta busca dos pais por fonoaudiólogo





A TRIBUNA – 31 de janeiro de 2021

Atraso na fala aumenta busca dos pais por fonoaudiólogo

Atrasos na fala das crianças também têm preocupado os pais. Por conta disso, eles estão procurando mais os fonoaudiólogos. A fonoaudióloga Mariana Nunes avalia que a falta de interação com outras crianças pode ser o motivo, mas não é o único. “Junto dessa privação de estímulos decorrente do isolamento, há também a limitação dos estímulos dados pelos próprios pais em casa. Hábitos como não brincar e conversar com o filho, além do uso excessivo das telas, com objetivo de entreter a criança”.

Coordenadora do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), a fonoaudióloga Cíntia Salgado Azoni diz que o maior tempo de crianças diante de televisão, jogos e celular tem contribuído para o atraso. “Com o maior uso de telas, há uma menor interação com os pais. A linguagem é mediada pela interação com o outro. Não é o isolamento em si que causa essa demanda”.

Para a fonoaudióloga Ana Carina Tamanaha, coordenadora do Comitê de Linguagem Oral e Escrita da Infância e Adolescência da SBFa, o distanciamento social deve ser considerado mais como uma circunstância que agrava a situação. “Dificuldades de interação social, atraso de fala ou outras manifestações de comunicação mencionadas pelas famílias merecem atenção e investigação adequada, incluindo avaliação fonoaudiológica”, destaca, em nota.

> Veja a matéria original aqui. 

Comentários estão fechados.