DIA Mundial da MO – Falemos da Fala?





MO 2018 Cffa

17 de fevereiro é o DIA MUNDIAL DA MOTRICIDADE OROFACIAL (MO), que este ano traz o sloganFalemos da Fala”.

Um grupo de fonoaudiólogos decidiu criar a data comemorativa para conscientizar a população em geral sobre diversas alterações da MO que podem interferir no crescimento e desenvolvimento do ser humano. O especialista em MO avalia, diagnostica e trata fundamentalmente as funções de sugar, mastigar, deglutir, respirar e falar. Essa especialidade tem crescido muito nos últimos anos, impulsionando a criação de diferentes instituições pelo mundo.

Em 2011 foi criada, no Brasil, a Associação Brasileira de Motricidade Orofacial (ABRAMO) com o intuito de fazer crescer essa importante especialidade, assim como promover encontros e congressos com o objetivo de discutir as práticas clínicas e os protocolos existentes para identificar as alterações das funções orofaciais. Nesse mesmo ano no, Peru, foi criada a Comunidad de Motricidade Orofacial Latinoamericana (CMOL).

Em 2012 foi realizada uma reunião com sessenta participantes de quinze países na Universidade da Califórnia (EUA), com a finalidade de discutir as prioridades no campo da Avaliação e Terapia Miofuncional no mundo. Um dos frutos dessa reunião foi a formação da Academy of Applied Myofunctional Sciences (AAMS).

Dois anos depois, foi fundada a Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF), com um Departamento Científico específico para a área de Motricidade Orofacial. Ainda em 2014, foi criado o grupo de trabalho denominado Squilibrio Muscolare Oro-Facciale (SMOF), na Itália.

Todos esses eventos, além de outros não citados, porém não menos importantes, contribuíram para que, em 2014, três fonoaudiólogos – a brasileira Irene Marchesan (CRFa 2-152), Franklin Susanibar (Peru) e Ricardo Santos (Portugal) se reunissem para discutir a possível criação do Dia Mundial da Motricidade Orofacial.

Em janeiro de 2015 foi fundada, na Estônia, The Nordic Association of Myofunctional Therapy (NAMT). Também naquele ano, na cidade do Porto (Portugal), foi realizado o “I Simpósio Ibero Americano de Motricidade Orofacial” (SIAMO), organizado pelo Instituto EPAP.

A partir das discussões realizadas em todos esses eventos, no dia 26 de junho de 2015, no encontro “II Encuentro Americano y I Iberoamericano de Motricidad Orofacial”, organizado pela CMOL e realizado na cidade de Lima (Peru) com representantes da MO de 12 países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, México, Panamá, Peru, Portugal e Venezuela) foi criado oficialmente o DIA MUNDIAL DA MOTRICIDADE OROFACIAL, a ser comemorado oficialmente no dia 17 de fevereiro de cada ano.

Integração de profissionais

O primeiro objetivo da criação da data comemorativa foi o de envolver os profissionais que atuam nessa área, estimulando o estudo e a divulgação da importância das funções orofaciais para o ser humano. Além disso, outra meta foi aumentar a consciência da população e demais profissionais da área da saúde sobre a importância da prevenção das possíveis alterações das funções orofaciais, assim como de suas consequências.

A cada ano, um foco maior é dado a uma das funções orofaciais. Em 2016, a respiração nasal foi discutida. O slogan foi Respirar: já parou para pensar?”. Fonoaudiólogos e demais profissionais que atuam com as alterações da respiração se uniram para aumentar a consciência da importância de a respiração ser realizada pelo nariz, prevenindo e minimizando os problemas respiratórios, assim como a apneia obstrutiva do sono, uma vez que esse problema afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Em 2017, o foco da campanha foi aumentar o conhecimento da existência do frênulo da língua, bem como da importância da sua avaliação, evitando assim as possíveis alterações que essa pequena membrana mucosa traz ao ser humano quando não diagnosticada precocemente. O foco maior foi com relação ao desmame precoce do bebê pelas dificuldades causadas na amamentação quando o frênulo da língua está alterado, bem como as consequências da falta do diagnóstico. O slogan foi “Língua presa, funções orofaciais prejudicadas”.

Em 2018, o foco do DIA MUNDIAL DA MO é a importância de falar bem. O slogan é “Falemos da Fala”. O objetivo neste ano é conscientizar colegas e demais profissionais, assim como o público em geral, sobre como se adquire a fala; quais são as alterações articulatórias que podem estar relacionadas com as alterações morfológicas orofaciais; como detectar as alterações da articulação da fala; evidenciar que a fala é um ato motor e linguístico; lembrar que nenhum exercício orofacial leva à aquisição da fala e nem facilita sua correta produção e, por último, mas não menos importante, lembrar que as funções orofaciais de alimentação têm sua aquisição e desenvolvimento totalmente diverso da aquisição da fala.

Somente unidos pela MO conseguiremos fazer crescer, divulgar e demonstrar a grande importância dessa especialidade. Todos os profissionais que têm consciência da importância das funções orofaciais para o ser humano devem participar ativamente das comemorações do terceiro ano do DIA MUNDIAL DA MOTRICIDADE OROFACIAL.

Fonte: CFFa

Redação: Irene Queiroz Marchesan; Franklin Susanibar; Ricardo Santos

 

Vídeos:

Irene Marchesan (CRFa 2- 152) fala sobre o Dia Mundial da MO: Vídeo 1.

Esther Bianchini (CRFa 2-1773), uma das fundadoras da Abramo, fala sobre a data: Vídeo 2.

Comentários estão fechados.