Conselho Itinerante visita Macaé





Grupo

Depois de Cordeiro e Resende, o Conselho Itinerante chegou ao Norte Fluminense. O CREFONO1 promoveu dia 6 de maio, de 13h às 17h, encontro com os fonoaudiólogos de Macaé, Carapebus, Conceição de Macabu, Quissamã e Rio das Ostras, para discutir a prática da Fonoaudiologia nesses municípios. O encontro ocupou o auditório do Paço Municipal, prédio administrativo da Prefeitura de Macaé, no Centro.

A presidente do CREFONO1, Lucia Provenzano (CRFa 1 -1700), levou informações das ações do Regional aos profissionais presentes, que puderam esclarecer dúvidas e trazer sugestões. A fiscal Monica Maia (CRFa 1-2682) orientou o grupo, ressaltando resoluções, pareceres e leis que devem ser observadas no exercício profissional para salvaguarda dos fonoaudiólogos.

Na ocasião, Alessandra Arnaud de Queirós Mattoso (CRFa 1-6475) foi indicada representante municipal de Macaé.

Nova reunião será marcada ainda em 2015 para a mesma região, contemplando profissionais de Campos, Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

Visita aos gestores

Aproveitando sua presença no Norte Fluminense, a presidente Lucia Provenzano visitou gestores da Educação e Saúde de municípios da região.  Participar de propostas de políticas públicas, visando a atenção ao recém-nato, escolar, adulto, trabalhador e idoso e propor a construção de parâmetros assistenciais junto aos municípios do Rio de Janeiro para as áreas de atuação da Fonoaudiologia são algumas metas do 10º Colegiado. Outro objetivo é trabalhar junto aos gestores públicos para demonstrar a importância do fonoaudiólogo nas diversas áreas de atuação.

Visita SME Macaé

Para isso, Lucia Provenzano esteve na Secretaria Municipal de Educação de Macaé, onde reuniu-se com a subsecretária de Educação Integral Andrea Martins Alves e Márcia de Paula, coordenadora da Equipe Multiprofissional de Macaé. A subsecretária foi presenteada com exemplares da cartilha “Contribuições do fonoaudiólogo educacional para seu município e sua escola”. Já na Secretaria Municipal de Saúde de Macaé, Lucia Provenzano, acompanhada da fonoaudióloga Cristiane Rangel (CRFa 1-10759), foi recebida por Beatriz Monteiro Ferraz Dutra, gerente de Assistência em Saúde, representando o Secretário Pedro Reis, e Ana Paula Dlalcin, gerente de Vigilância em Saúde.

“Levamos aos órgãos públicos um quadro comparativo do quantitativo da população local e de fonoaudiólogos hoje à disposição na rede pública para atendimento. Quase sempre essa relação se mostra deficitária do ponto de vista da demanda local. Também levamos informações sobre as áreas de atuação da Fonoaudiologia e aspectos da regulamentação da profissão, tratados na Lei 6965/1981”, explicou Lucia.

A presidente do CREFONO1, que é também a presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização da 1ª Região, visitou ainda a Secretaria Municipal de Saúde de Conceição de Macabu, onde se reuniu com Caio Augusto Ribeiro de Moraes, há dois meses coordenador de Atenção Básica do município. “Ali, discutimos a questão da cidade não contar com fonoaudiólogos em sua rede de saúde pública. O coordenador procurou checar a informação na hora e constatou que ela procedia. Admitiu que foi realizado concurso público recentemente, mas que ainda não haviam chamado sequer um fonoaudiólogo. Então, para nossa alegria, ele se comprometeu a contratar profissional de Fonoaudiologia para compor o quadro”, contou Lucia Provenzano, satisfeita com a missão bem sucedida. “É claro que vamos acompanhar esse processo e cobrar se nenhuma ação for efetivamente realizada. Para isso, contamos com a parceria dos profissionais que atuam ou residem em Conceição de Macabu”, completou.

SMS Conceição de Macabu

Lucia Provenzano esteve ainda na Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Ostras, onde foi recebida por Magali Pinheiro Neves, assessora técnica da secretária de Saúde Ana Cristina de Carvalho Miranda Guerrieri. “Nossa missão é essa: defender a Fonoaudiologia e o direito da população de contar com um atendimento em saúde integral e de qualidade”, arrematou.

 

Comentários estão fechados.