Veja como foi o eFono 2022





Após dois anos on-line, por causa da pandemia, o eFono 2022 aconteceu presencialmente na quinta-feira, dia 1º de Dezembro, abrindo as comemorações do mês do fonoaudiólogo.

Estudantes, professores de fonoaudiologia e profissionais acompanharam mais de quatro horas de evento com informações importantes sobre a atuação dos fonoaudiólogos no no Auditório do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC) da UFRJ, no campus da Praia Vermelha, em Botafogo.

A mestre da cerimônia foi a fonoaudióloga Gisele Stumpf (CRFa 1-11766).

A Presidente do 13º Colegiado Simone Braga (CRFa 1-7537) convidou as representes do Conselho Federal de Fonoaudiologia Maria Esther de Araújo (CRFa 1-8177) e Marriet Pires da Silva Barbosa (CRFa 1-9282) para abrir o evento.

– É muito importante nos atualizarmos em eventos como esse e aprendermos sempre mais. Parabéns a todos que estão aqui! – disse Maria Esther.

A Presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia Andrea Cintra (CRFa 2-5766) fez questão de participar ao vivo, conectada on-line no telão, destacando as inovações.

Em seguida, o público se emocionou com a apresentação do Coral de Laringectomizados do Hospital Geral de Bonsucesso (HFGB).

Mesa 1 – Comunicação nas lesões neurológicas:

Deborah Sales (CRFa 1-10049) abriu a mesa com a palestra “Afasia e os distúrbios cognitivos”.

A apresentação destacou os recursos que podem ser utilizados para transmitir uma mensagem e a importância do contexto na comunicação.

Além disso, indicou algumas ferramentas on-line que os fonoaudiólogos podem utilizar nos seus atendimentos como o software “Eva Park”, que trabalha as habilidades linguísticas, e o “wordwall”.

– É importante associar mais de um método na terapia fonoaudiólogica para melhorar os resultados. – explicou Deborah.

Em seguida, Karla Simão (CRFa 1-4478) iniciou a palestra “Comunicação Alternativa”. Karla destacou alguns artigos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e citou as tecnologias assistidas envolvidas.

– O trabalho do fonoaudiólogo vai muito além da terapia. – disse Karla.

Moderadora Carolina Dias (CRFa 1-10642) com Deborah Sales (CRFa 1-10049) e Karla Simão (CRFa 1-4478)

Mesa 2 – Tecnologias aplicadas à Fonoaudiologia

Maria do Carmo Gargaglione (CRFa 1-4227) iniciou a mesa com a palestra “Fonoaudiologia na Perícia” e explicou como a fonoaudiologia forense começou no Rio de Janeiro.

Maria do Carmo destacou as possibilidades do uso da realidade aumentada e como a “lógica do Cisne Negro” tem impacto no trabalho dos profissionais:

– Vivemos um momento imprevisível na nossa profissão e na ciência. As consequências dependem do rumo que as coisas tomam. – disse Maria do Carmo.

Em seguida, na segunda palestra, Ana Cristina Carneiro (CRFa 1-9535) abordou a Fotobiomodulação. A fonoaudióloga se emocionou por estar de volta a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde estudou, como palestrante.

Ana Cristina mostrou os cuidados com a laser terapia e também destacou casos de sucesso.

Moderadora Moderadora: Priscilla Galindo (CRFa 1-11409) com Maria do Carmo Gargaglione (CRFa 1-4227) e Ana Cristina Carneiro (CRFa 1-9535)

Mesa 3 – Bate-papo sobre “A Fonoaudiologia na Saúde Pública”

Thiago Roseiro (CRFa 1-12757) recebeu Simone Barreto (CRFa 1-107520) e as estudantes Keila Pereira da Silva e Sarah da Costa Coelho para apresentarem os resultados da pesquisa que realizou o mapeamento da oferta de serviços fonoaudiológicos públicos na Rede de Atenção à Saúde do estado do Rio de Janeiro.

Estudos nacionais e regionais mostram a inserção crescente de fonoaudiólogos nos serviços públicos de saúde, principalmente nas duas primeiras décadas do século XXI. Porém, ainda há defasagem de fonoaudiólogos no país, bem como desigualdades nessa distribuição.

Verificou-se ainda distribuição desigual de fonoaudiólogos entre os níveis de atenção, com maior déficit na Atenção Básica, especialmente nas regiões Metropolitana I, Metropolitana II e Baixada Litorânea.

– É fundamental a reorganização das estratégias de cuidados fonoaudiológicos com o foco na atenção básica, para que seja possível ampliar ações de promoção da saúde e prevenção de agravos dos quadros fonoaudiológicos que afetam a população de nosso estado. – disse Simone Barreto.

Thiago Roseiro (CRFa 1-12757) e Simone Barreto (CRFa 1-10752) com as estudantes Keila Pereira da Silva e Sarah da Costa Coelho

Mesa 4 – Gerenciamento de carreira

Marcela Alves (CRFa 1-13141) abordou o empreendedorismo na Fonoaudiologia. Marcela contou sua história, destacou as vantagens e desvantagens de empreender e as principais características que um empreendedor de sucesso tem.

Como as palestras duraram mais do que o planejado, não foi possível realizar a apresentação sobre “Fonoaudiologia, Ética e orientação Profissional” com Victor Veríssimo (CRFa 1-7900-4). O fonoaudiólogo vai realizar uma palestra ao vivo e on-line que será compartilhada com todos os inscritos.

A moderadora Cíntia Ramos  (CRFa 1-6558) com Marcela Alves (CRFa 1-13141) e Victor Veríssimo (CRFa 1-7900-4)

Antes do encerramento, alguns participantes foram presenteados a partir de um sorteio com canecas exclusivas do eFono 2022 e com o livro “Marvin e as palavras”, de Cristina Dias e Patrícia Camardella. Os vencedores foram a estudante Michelle Senra, Ângela Amorim (CRFa 1-12366) e Rafael da Silva (CRFa 1-16519).

No final, na parte externa do auditório, uma cabine de fotos registrou os momentos dos participantes, que puderam levar cópias impressas personalizadas das imagens. Também foram distribuídos lanches.

Agradecemos a todos os envolvidos e quem compareceu, especialmente a nossos convidados e palestrantes.

> Veja mais registros e fotos aqui. 

Comentários estão fechados.