Nesta semana, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) veio a público por meio de uma nota oficial esclarecer que o profissional de saúde responsável pelo diagnóstico e tratamento dos distúrbios da comunicação é o fonoaudiólogo, conforme a Lei n° 6.965, de 9 de dezembro de 1981.
Tal esclarecimento fez-se necessário em função da divulgação do caso do ator Bruce Willis, que recentemente, teve o diagnóstico de afasia, mas que algumas reportagens que vem sendo veiculadas na mídia brasileira excluíram a informação sobre a atuação do fonoaudiólogo, que é o profissional de saúde habilitado por lei para ajudar pacientes com afasia.
Duas matérias jornalísticas divulgadas nos últimos dias em programas de grande visibilidade, que são o Jornal Nacional e Fantástico, da TV Globo, omitiram o papel da Fonoaudiologia. Essa é uma informação essencial para o esclarecimento da população sobre o tema.
Os meios de comunicação são aliados do trabalho de educação em saúde no que tange ao enorme alcance que conseguem em um país de grandes dimensões, como é o Brasil. Por isso, a informação em saúde precisa ser completa para que a população possa conhecer o problema, saber qual profissional buscar para fazer o diagnóstico e tratamento desse distúrbio da comunicação, além de ter informação correta para exigir melhorias nas políticas públicas em saúde.