Novas Resoluções CFFa: Laser de Baixa Intensidade e Eletroterapia





Novas Resoluções CFFaO Conselho Federal de Fonoaudiologia publicou em 20 de março de 2019, no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução CFFa n° 541, de 15 de março de 2019, que dispõe sobre o uso do recurso de Laser de Baixa Intensidade – LBI por fonoaudiólogos e a Resolução CFFa n° 543, de 15 de março de 2019, que dispõe sobre o uso da Eletroterapia para fins fonoaudiológicos.

As resoluções foram aprovadas na 164ª Sessão Plenária Ordinária do CFFa, em 23 de fevereiro de 2019, após a conclusão dos documentos encaminhados à Comissão de Leis e Normas do Federal, com as contribuições das Comissões de Saúde do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia, subsidiadas pelos pareceres encaminhados pelas sociedades científicas.

As resoluções garantem aos profissionais o uso desses recursos somente para fins fonoaudiológicos, podendo ser aplicados nas áreas de atuação relacionadas a Motricidade Orofacial, Disfagia e Voz.

A presidente da Comissão de Saúde do CFFa, Mércia Quintino (CRFa 4-7111), reforça a importância da capacitação por parte do fonoaudiólogo, pois ele responderá em casos de imperícia quando utilizar esses recursos em sua atividade profissional.

Já para a presidente do CFFa, Thelma Costa (CRFa 2-4211), a normatização vem ao encontro do desejo de fonoaudiólogos que trabalham com os recursos já há algum tempo. “As discussões entre as Comissões de Saúde e o recebimento dos pareceres das Sociedades Científicas faz com que as resoluções publicadas tenham o cunho cientifico e legal que tanto necessitamos”, reforça a presidente.

 Veja abaixo, na íntegra, as resoluções:

Resolução CFFa nº 541/2019.

Resolução CFFa nº 543/2019.

 

Fonte: CFFa

Em 3 de abril de 2019

Comentários estão fechados.