O XXVII Encontro Nacional dos Estudantes de Fonoaudiologia (Enefon 2020) será no Rio de Janeiro! Mais precisamente no campus da UFRJ, na Ilha do Fundão. A informação é da estudante do 7º período de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luísa Costa Noronha Fontes. Ela e outros cinco colegas da UFRJ – Ana Luísa Perrote, Dominnique Pacheco, Leonardo Yan, Jefferson Vilela e Thaís Leão, participaram do 26º Enefon, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de 24 a 28 de julho e levaram a proposta de candidatura do Rio de Janeiro como sede do próximo Encontro Nacional.
“Nós fomos ano passado em São Paulo, uma experiência muito boa. Queríamos ter trazido o Enefon pra cá (para o Rio), mas não pode ser na mesma região do país dois anos seguidos. Aí, fomos para Recife e defendemos a proposta, que foi aprovada praticamente por unanimidade”, comemorou Luísa.
Para ela, o encontro representa uma oportunidade única de troca de experiência com estudantes de outros estados, outras estruturas curriculares. “Nos deparamos com visões e realidades muito diferentes do que a gente tem na nossa faculdade”, explicou.
Ana Luísa Perrote e Leonardo Yan apresentaram trabalhos científicos no Enefon 2019. Ana Luísa falou sobre “Auto avaliação da Fluência em jovens e adultos que gaguejam”. Já Leonardo analisou a “Influência dos níveis séricos da testosterona no desenvolvimento da gagueira”. O trabalho de Leonardo Yan ficou com o prêmio de 2ª melhor comunicação visual do encontro.
Luísa Fontes acredita que é muito importante sediar o Enefon, principalmente porque a ideia é que o encontro na UFRJ seja uma construção coletiva, envolvendo as demais universidades que oferecem o curso de Fonoaudiologia no estado, públicas e privadas.
“Acreditamos que essa experiência será enriquecedora para a Fonoaudiologia do Rio de Janeiro. Temos muito a oferecer e para mostrar. Somos o futuro da profissão e é bom nos conhecermos desde já”, arrematou Luísa.
Por Rose Maria S. Alves, Assessoria de Imprensa
Em 31 de julho de 2019
Fotos: Fonoaudiologia UFRJ