CREFONO1 participa de Fórum sobre Assistência em Fononcologia





Julho Verde 2019 1

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) celebra durante todo este mês o Julho Verde, campanha para aumentar a conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. Entre as ações previstas estão o Fórum sobre Assistência em Fononcologia no Rio de Janeiro, realizado na tarde da última quinta-feira, 18 de julho, e o Fórum de Câncer de Cabeça e Pescoço: do Diagnóstico ao Tratamento, dia 24. A proposta dos dois eventos é discutir a atenção ao paciente com câncer de cabeça e pescoço.

Um dos temas tratados é o encaminhamento de pacientes para tratamento dos cânceres que afetam a região da cabeça e pescoço (boca, lábios, cavidade oral, laringe, faringe, garganta, tireoide) que, somados, ocupam a segunda maior incidência entre os homens brasileiros.

O encontro da semana passada contou com a presença da presidente da Comissão de Saúde do CREFONO1, Simone Braga (CRFa 1-7537). “O Fórum analisou o fluxo atual e o necessário, desejável para o paciente de Fonoaudiologia no Sistema Único de Saúde. O Regional foi muito requisitado para auxiliar na busca de informações para saber onde está o fonoaudiólogo especialista em disfagia/oncologia do serviço público no estado do Rio de Janeiro”, completou Simone Braga.

Já a fonoaudióloga do INCA Andressa Freitas (CRFa1-11384), idealizadora do encontro, explicou que o evento reuniu os hospitais envolvidos na atenção da rede pública para discutir a assistência em Fononcologia. “Queremos chamar a atenção para a necessidade que a gente tem de uma atenção mais especializada, número de fonoaudiólogos no município, entre outras questões. Nossa ideia é levar aos gestores o resultado dessa nossa conversa. Em encontros anteriores já constatamos os problemas da atenção. Agora é hora de apresentar o quadro atual de assistência e onde precisamos chegar para atender bem essa população”.

Julho Verde 2019 4

O Fórum sobre Assistência em Fononcologia contou com apresentação do Coral de Laringectomizados do INCA.

Fórum de Câncer de Cabeça e Pescoço: do Diagnóstico ao Tratamento 

Já o Fórum de Câncer de Cabeça e Pescoço: do Diagnóstico ao Tratamento acontece dia 24 de julho e, como o Fórum sobre Assistência em Fononcologia, as atividades serão realizadas no auditório do 8º andar do prédio-sede INCA, na Praça Cruz Vermelha, Centro do Rio de Janeiro. Confira a programação:

8h30 – Abertura
8h45 – Câncer de cabeça e pescoço: uma visão global
9h05 – Diagnóstico precoce: como podemos melhorar?
9h25 – Quais os exames necessários para investigação e onde estão?
9h45 – O que a regulação espera e como se faz o encaminhamento do paciente para a atenção terciária
10h10 – Coffee break
10h30 – Oficina de discussão de aprimoramento de fluxo dos pacientes
11h30 – Intervalo
11h40 – Debate geral sobre o fluxo do paciente com câncer de cabeça e pescoço no Sistema Único de Saúde
12h30 – Encerramento

Julho Verde

O Julho Verde é uma campanha que conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde e da União Internacional para o Controle do Câncer para aumentar o conhecimento e promover educação e treinamento no diagnóstico, tratamento, resultados e pesquisa sobre o câncer de cabeça e pescoço. O INCA celebra o Julho Verde desde 2016.

Julho Verde 2019 5

Alertar o principal público-alvo, a população masculina, sobre os riscos do consumo do tabaco e do álcool, bem como discutir com os profissionais envolvidos a detecção precoce no Rio de Janeiro e Brasil são alguns dos objetivos da campanha. Além do tabagismo e do etilismo (representando cerca de 80% dos casos), também são fatores de risco para o desenvolvimento da doença infecção pelo HPV, má higiene bucal e desnutrição.

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fonte: INCA

Em 23 de julho de 2019

Comentários estão fechados.