Como cuidar da voz e audição no Rock in Rio

Foto: Divulgação / Rock in Rio




02/09/2022

O Rock In Rio, um dos maiores eventos de música do mundo, começou nesta sexta-feira, 2 de setembro, e acontece até domingo, 11 de setembro. Em média, 100 mil pessoas frequentam cada dia do festival. 

As Comissões de Voz e Audiologia preparam algumas dicas e orientações especiais da fonoaudiologia para quem vai ao evento aproveitar bastante sem prejudicar a audição e voz.

Evitar álcool

O consumo de álcool pode causar irritação do aparelho fonador e provocar um efeito anestésico que irá mascarar a sensação de esforço ao falar e cantar. Além disso, ele altera o nível de consciência e coordenação da fala. Evite os excessos!

Hidratação

A hidratação é fundamental para manter a qualidade vocal. Quando estamos desidratados fazemos maior esforço para falar, a saliva fica mais densa e pode haver pigarro. Essas alterações podem prejudicar a produção da voz. Por isso, hidrata-se frequentemente!

 Alimentação

Evite alimentos muito gordurosos e condimentados porque eles favorecem o refluxo gastresofágico, dificultam a digestão e prejudicam a movimentação do diafragma, que é fundamental para o apoio respiratório durante a fala. Mantenha uma alimentação regular e saudável!

Roupas confortáveis

Roupas apertadas na altura do pescoço e da cintura podem limitar os movimentos corporais e interferir na produção e no desempenho vocal. Opte por roupas de tecidos leves e confortáveis que facilitem a movimentação do corpo!

 Manter distância das caixas de som

O som alto das caixas de um festival pode em poucos segundos prejudicar sua audição. Como as ondas sonoras diminuem de intensidade ao passar pelo ar, se você ficar distante, consegue se proteger.

Usar plugs de ouvido

 Se você tem a audição sensível, use plugs de ouvidos. Eles não vão impedir você de ouvir a música e o som ambiente. Essa proteção suprime níveis perigosos do som e mantém o volume em um nível seguro.

 Gostou das dicas? Compartilhe nas redes sociais. 

Comentários estão fechados.