Sabia que a voz também envelhece? Para prevenir-se, cantar é uma boa opção





11/03/021 – Publicado em UOL e Colaboração para VivaBem.

Assim como outras partes do nosso corpo, que envelhecem à medida que os anos passam, a voz também sofre mudanças e perde volume e potência conforme a pessoa vai ficando mais velha. O envelhecimento da função vocal é chamado de presbifonia, que é específica da velhice.

A presbifonia causa alterações porque a laringe, onde é produzido o som por meio da vibração das pregas vocais e do ar que vem dos pulmões, é a principal estrutura afetada. Com isso, a voz perde flexibilidade, resistência e força, e fica mais fraca e rouca.

O fenômeno resulta do enrijecimento da musculatura laríngea. As cartilagens se tornam mais rígidas e os ligamentos, que promovem a articulação entre as diversas membranas e músculos da laringe, ficam endurecidos e desidratados.

Léslie Piccolotto Ferreira, professora do Departamento de Teoria e Métodos em Fonoaudiologia e Fisioterapia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e doutora em distúrbios da comunicação humana, explica que as modificações vocais e laríngeas decorrentes do processo de envelhecimento apresentam graus variados em cada indivíduo e dependem de condições genéticas, de saúde geral e de uso vocal ao longo da vida.

“Nos idosos, a laringe se posiciona em uma altura mais baixa no pescoço. As cartilagens tendem a se ossificar e as articulações sofrem desgaste das superfícies articulares e reduzem a amplitude de seus movimentos. Ainda há redução do muco que lubrifica a laringe e o aumento de sua viscosidade”, afirma a professora da PUC-SP.

“Essas características são mais frequentemente encontradas em homens, enquanto em mulheres há maior ocorrência de edema. As cordas vocais ficam com aspecto de inchadas. Essas modificações do organismo podem resultar em alterações de qualidade vocal e, consequentemente, na comunicação do idoso”, complementa Ferreira.

> Leia a matéria completa em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/03/11/sabia-que-a-voz-tambem-envelhece-para-prevenir-solte-a-voz-e-cante.htm

Comentários estão fechados.