Home REPRESENTANTES MUNICIPAIS

REPRESENTANTES MUNICIPAIS





ATRIBUIÇÕES, DEVERES E DIREITO DO REPRESENTANTE MUNICIPAL

(Anexo I do Regulamento da Eleição para Representante Municipal do CREFONO1 – 1a. Região)

Atribuições do Representante Municipal:

  • Representar o CREFONO1 nos assuntos de interesse da Fonoaudiologia, no âmbito do seu município, consultando o CREFONO1 quando houver dúvida nas informações a serem prestadas.
  • Buscar a implantação ou ampliação da saúde fonoaudiológica nos setores público e privado, no âmbito do seu município.
  • Comunicar ao CREFONO1 a realização das Conferências de Saúde em seu município, para que o Conselho proceda a inscrição do Representante Municipal no evento.
  • Participar das Conferências Municipais de Saúde, Saúde Mental, Saúde Bucal, Saúde do Trabalhador, Vigilância Sanitária e outras que venham a ser criadas, apresentando propostas de interesse da Fonoaudiologia e que tenham relação com a prestação de serviços aos usuários.
  • Realizar eventos para a comunidade com o apoio do CREFONO1.
  • Remeter ao CREFONO1 relatório sucinto das ações realizadas no âmbito do seu município.
  • Comparecer, quando solicitado, às reuniões com os integrantes do CREFONO1 e/ou com os demais Representantes Municipais.
  • Comunicar ao CREFONO1, tão logo tenha conhecimento, atos e/ou ações irregulares que possam prejudicar os usuários do Sistema de Saúde ou a categoria fonoaudiológica.
  • Buscar ou manter parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento e Bem-Estar Social, visando a implantação e/ou incremento da Fonoaudiologia no âmbito do seu município.
  • Fornecer ao CREFONO1 informações pertinentes à Fonoaudiologia, no âmbito do seu município, sempre que necessário ou solicitado.
  • Reunir os fonoaudiólogos do município em assembleias, para deliberação de assuntos de interesse da categoria.

Deveres do Representante Municipal:

  • Estar em dia com as suas obrigações legais junto ao CREFONO1.
  • Zelar pelo estrito cumprimento do Código de Ética da Fonoaudiologia e da legislação que a regulamenta.
  • Indicar um substituto para representá-lo nos eventos em que estiver inscrito ou que for convocado, no caso de impossibilidade de comparecimento.

Direito do Representante Municipal:

  • Após o início do mandato, perceber ajuda de custo para auxiliar nas despesas de locomoção e alimentação, sempre que for convocado pelo CREFONO1 a participar de evento ou reunião fora do seu município de representação.

REPRESENTANTES MUNICIPAIS

O Conselho Regional de Fonoaudiologia 1ª Região, sob coordenação da Comissão de Interiorização, promoveu eleição direta para o cargo de REPRESENTANTE MUNICIPAL DO CREFONO1 no interior do Estado do Rio de Janeiro e cidades limítrofes em 2013. Meta do 10º Colegiado, que se propõe a “recuperar o processo de eleição para representantes municipais, tornando efetiva e eficaz a atuação dos mesmos em prol da Fonoaudiologia”, o processo eleitoral teve por objetivo interiorizar e democratizar as ações do Conselho.

A eleição foi conduzida por uma Comissão instituída para gerir o processo eleitoral. O voto foi por correspondência, na modalidade carta simples. Diferentemente da eleição para o Colegiado do CREFONO1, o voto para Representante Municipal não foi obrigatório e a ausência de votação não acarretou multa.

Os novos representantes municipais vêm beneficiar a classe e a Fonoaudiologia nos municípios do interior e Região Metropolitana, além de ampliar o campo de ação do Conselho.

O processo eleitoral iniciou-se em 27 de junho de 2013, com envio de Dialogando Especial sobre a eleição. Em 1º de julho, seguiu pelo correio comunicado sobre a eleição aos fonoaudiólogos, exceto os da capital. As inscrições de candidaturas e divulgação dos nomes dos candidatos aconteceram em agosto. Os votos foram recebidos até 20 de setembro. Os representantes foram eleitos em 30 de setembro e empossados em 14 de outubro de 2013.

Desde então, se manifestam interesse, novos representantes vem sendo indicados em reuniões do Conselho Itinerante, na localidade onde residem ou atuam.

 

Comentários estão fechados.