CREFONO1 realiza Fórum de Debates no Dia Mundial da Voz





Voz SBFa

O 10º Colegiado promoveu na manhã de 11 de abril Fórum de Debates sobre Voz, no auditório do CREFONO1, no Centro do Rio. O evento abriu as comemorações do Conselho Regional de Fonoaudiologia pelo Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril.

Para um auditório lotado, a conselheira Mônica Karl (CRFa 1 – 7205), presidente da Comissão de Divulgação e membro da Subcomissão de Voz, abriu o evento, colocando à disposição dos profissionais do estado folders informativos para ações relativas ao Dia Mundial da Voz em 2015. Mônica Karl informou que o CREFONO1 apoiou a edição deste ano da campanha “Seja Amigo da Sua Voz”, ação da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). “Achamos que juntos podemos mais”, afirmou Mônica.

Assim, quem estiver interessado nos folders informativos, basta solicitá-los pelo email comissoes@crefono1.gov.br, escrevendo no campo Assunto “Material de Voz” e informando no corpo da mensagem nome completo, registro profissional, tipo de ação que irá desenvolver e local onde ela ocorrerá, além de expectativa de público. Também é importante enviar relatórios, se possível com fotos, para imprensa@crefono1.gov.br, para registro do CREFONO1. Para divulgação internacional, registre no site do World Voice Day as atividades. Você pode enviar, também, email para voz@sbfa.org.br com a programação da sua campanha, para que a SBFa possa divulgar a ação para todo o país. Saiba mais.

A conselheira Mônica Karl explicou ainda que como muitos profissionais se inscrevem todos os anos para as campanhas socioeducativas do CREFONO1 mas não retiram o material solicitado, o que acarreta desperdício de dinheiro público, a Comissão de Divulgação não produziu este ano cartazes impressos com a madrinha Alessandra Maestrini. “As artes estão disponíveis para download no site da campanha e na página do CREFONO1 na internet. Os cartazes podem ser impressos pelos interessados e estamos colaborando para o sucesso das ações de divulgação com as artes finais e com os folders impressos, além de vídeos com a atriz e cantora que abraçou a campanha em 2015”, completou Monica Karl.

O material impresso produzido pelo CREFONO1 estará disponível durante todo o ano de 2015 ou enquanto durarem os estoques. E a campanha será divulgada também por Alessandra Maestrini, que se apresenta dia 16 de abril no Rio, com “Yentl”, espetáculo concerto inspirado na peça teatral de Isaac Bashevis Singer, em curta temporada no Centro Cultural Midrash (Rua General Venâncio Flôres, nº 182, Leblon, Rio de Janeiro).

Fórum discute patologias, programas de prevenção e notificação compulsória

Voz 2015 1

A primeira palestrante foi Márcia Rodrigues Mehta (CRFa 1-8827), coordenadora do Programa de Saúde Vocal do Professor da Prefeitura do Rio. Márcia Mehta explicou como foi implantado e os resultados alcançados pelo programa. Criado pela Prefeitura da capital do estado em 2003, numa parceria das Secretarias de Saúde, de Administração e de Educação, e até 2014 tendo treinado mais de 11 mil professores e tratado mais de 3 mil,  o programa permite que o corpo docente do município possa participar de treinamento vocal e, com isso, aprender a usar melhor a voz para evitar problemas futuros. O programa coordenado por Márcia Mehta é uma das experiências exitosas relatadas no livro “Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho – Práticas Fonoaudiológicas”, publicado pela Editora Roca/ Grupo Gen e lançado ano passado.

Já Ana Cristina Ruas (CRFa 1-9991), mestre e doutora em Infectologia e coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falou sobre “Patologias Laríngeas” e a relação entre alterações na voz e seu uso intenso ou mau uso, profissionalmente ou rotineiramente. “Analisamos as reações orgânicas, que vão se manifestar a partir do mau uso da voz. Foi um momento muito agradável, uma reunião de profissionais para troca de conhecimento e interação. É assim que fazemos ciência: trocando experiências. A Fonoaudiologia do Rio de Janeiro precisa muito disso. Espero que tenhamos novas oportunidades como essa”, assinalou Ana Ruas.

E Fernanda Torres (CRFa 1-9580), fonoaudióloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado do Rio de Janeiro, abordou o tema Distúrbio de Voz relacionado ao Trabalho, destacando a importância da notificação da disfonia pelos profissionais que atuam no SUS com o objetivo de dar visibilidade a este problema de saúde, bem como estimular a implantação de políticas públicas na área da saúde vocal no Estado.

“Como concluímos que a classe necessita de mais informações ou não se apercebeu da importância dessa notificação, o CREFONO1 se prontificou em oferecer espaço para realização de cursos de capacitação, para que a classe aprenda a usar esse mecanismo, fundamental para elaboração de estratégias de promoção e prevenção em saúde vocal. Estamos à disposição”, afirmou Lucia Provenzano (CRFa 1-1700), presidente do CREFONO1.

Além de Lucia Provenzano e Monica Karl, participaram do Fórum as conselheiras Kátia Santana (CRFa 1 – 5399), diretora secretária e presidente  da Subcomissão de Audiologia; Leila Mendes (CRFa 1 – 4404), presidente da Subcomissão de Voz e Rosangela Mendonça (CRFa 1-2811), presidente da Comissão de Saúde.

Voz 2015 2

As conselheiras do 10º Colegiado lembraram a ausência de Márcia Thurler, ex-presidente da Comissão de Divulgação, que faleceu no início deste ano. “Márcia foi grande incentivadora para a abertura do auditório para a realização de fóruns, iniciativa que vem sendo muito bem sucedida. Fica a nossa gratidão e nossa saudade”, arrematou Lucia Provenzano.

Veja mais fotos do Fórum de Voz. 

Baixe aqui os materiais de apoio para a Campanha da Voz da SBFa, em Campanha da Voz 2015.

Comentários estão fechados.