Nota de pesar: Iza Pereira de Mattos





 

É com enorme pesar que comunicamos o falecimento da fonoaudióloga Iza Pereira de Mattos (CRFa 1-658). Conselheira do Conselho Regional e Conselho Federal de Fonoaudiologia nos anos de 1980 e de 1990, Iza Pereira de Mattos foi precursora da Fononcologia, com atuação nas áreas de Motricidade Orofacial e Voz.

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Isabel (1978), formou-se em Tecnóloga em Fonoaudiologia pelo Centro de Educação e Pesquisa da Terapia da Palavra do Instituto Cultural Henry Dunant, com sede na cidade do Rio de Janeiro, nos anos de 1970. Foi graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1981 e fez especialização em Docência Superior pelo Centro Universitário Hermínio da Silveira (1987), sendo professora titular do Centro Universitário Hermínio da Silveira, da Escola Superior de Ensino Helena Antipoff e da Estácio de Sá.

Iza Pereira de Mattos teve atuação marcante, ainda, em instituições como IBMR, Pestalozzi e Instituto Benjamin Constant.

A Fonoaudiologia agradece sua contribuição ímpar na construção da profissão, que beira os 40 anos de regulamentação e rende aqui sua mais singela homenagem a uma de suas pioneiras, que não media esforços para edificar e fortalecer a ciência e o fazer fonoaudiológico.

O sepultamento será nesta terça-feira, 10 de março, às 12h, no Cemitério Parque da Colina, em Niterói.

 

Diretoria do CREFONO1

Comissão de Divulgação

 

Em 09 de março de 2020

Atualizado em 10 de março de 2020

Comentários estão fechados.