Movimentos da luta antimanicomial de todo o país celebram o 18 de maio





post_lutaantimanicomial- 3Em 18 de maio é comemorado, em todo o país, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Organizado por diversos movimentos sociais, grupos, coletivos e entidades, o dia é de celebração e de luta, em espaços públicos, serviços de saúde mental e universidades. A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, onde a Fonoaudiologia está inserida. Esse movimento é referência internacional.

Um dia antes (17), a Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial realiza sessão solene às 9h30, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara Federal, em Brasília, com a participação de Paulo Amarante, vice-presidente da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) e pesquisador do Laboratório de Estudos em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS/ENSP/Fiocruz), da psicóloga Tânia Inessa, coordenadora do projeto de extensão PRISME – projeto interdisciplinar em Saúde Mental, entre outros.

Também vem sendo organizada uma ampla agenda de eventos, rodas de conversa, atos e atividades pela cidade e pelo estado do Rio de Janeiro, que você pode conferir abaixo. As informações foram fornecidas pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro:

De 6 a 18 de maio, de  10h às 18h – Exposição dos Artistas do Ateliê Gaia. 
Local: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (Rua Luís de Camões, nº 68, Centro, Rio de Janeiro). Dia 18, quinta-feira, de 14h30 às 16h, debate com os artistas do Ateliê Gaia.

16 de maio, de 9h às 13h – Parada Louca – apresentações musicais, teatrais, sarau de poesia. Local: Calçadão de Campo Grande, Campo Grande, Rio de Janeiro.

17 de maio, de  9h às 17h – Loucura na Roda – 30 anos de Luta Antimanicomial – Loucos pela UERJ. Exposições, Mesa, apresentações musicais, esquetes, rodas de conversa e feira dos projetos de Geração de Renda. Local: UERJ (Rua São Francisco Xavier, nº 524, Maracanã, Rio de Janeiro). Mais informações em: https://www.facebook.com/events/1625799197460568/.

18 de maio, de 13h às 18h – Ato “30 anos de luta: resistindo sem temer!” – Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial – RJ. Local: Cinelândia, Centro, Rio de Janeiro. Ao final, cortejo até o Largo da Carioca.

18 de maio, 10h – Ato em Defesa da Luta Antimanicomial, da Reforma Psiquiátrica e do SUS. Local: Instituto Municipal Philippe Pinel (Avenida Venceslau Brás, nº 65, Botafogo, Rio de Janeiro).

19 de maio, 9h – Mesa de Debate- “30 Anos da Luta Antimanicomial: ainda pelo fim dos hospitais psiquiátricos”. Local: Instituto Municipal Philippe Pinel (Av. Venceslau Brás, nº 65, Botafogo, Rio de Janeiro).

19 de maio, 13h – Sarau do CAPS Neusa. Local: Areninha Carioca Hermeto Pascoal (Praça Primeiro de Maio, s/n, Bangu, Rio de Janeiro).

20 de maio, 10h – Exposição dos Artistas do Ateliê Gaia. Local: Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (Estrada Rodrigues Caldas, nº 3.400, Taquara, Rio de Janeiro).

20 de maio, às 19h – Festa da Luta Antimanicomial – Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial – RJ. Local (Rua Gonçalves Ledo / Praça Tiradentes – Centro, Rio de Janeiro).

21 de maio, de 9h às 13h – Ocupa Méier – 2a edição. Organização: Centro de Convivência e Cultura Trilhos do Engenho e parceiros. Local: Rua Dias da Cruz, Méier, Rio de Janeiro.

22 de maio, 13h – Exibição e debate do filme Nise da Silveira: o coração da loucura. Local: Cine Carioca (Praça Nossa Senhora de Fátima, Rua Nova Brasília, s/n, Bonsucesso, Rio de Janeiro).

23 de maio, 13h – “Oficinas da expressividade”. Coordenação: Lula Wanderley (Espaço Aberto ao Tempo). Local: MAR – Museu de Arte do Rio (Praça Mauá, nº 5, Centro, Rio de Janeiro).

23 de maio, 18h – Debate “Conjuntura política e luta antimanicomial”. Organização: Coletivo Pró-Frente RJ em Defesa do SUS e da Reforma Psiquiátrica e Projeto Transversões-ESS/UFRJ, NEPS-FSS-UERJ. Local: Auditório Jorge Luiz Costa – Instituto Municipal Philippe Pinel (Av. Venceslau Brás, nº 65, Botafogo, Rio de Janeiro).

24 de maio, 14h – Apresentações teatrais com os grupos Do buraco sai o que? E será o benidito? Local: Instituto Municipal Nise da Silveira – Espaço Travessia/ Núcleo De Cultura, Ciência e Saúde (Rua Ramiro Magalhães, nº 521, Casa do Sol, 3º andar, Engenho de Dentro, Rio de Janeiro)

25 de maio, 18h – Mesa Redonda: 30 anos do Movimento de Luta Antimanicomial & 16 anos de Reforma Psiquiátrica – Retrocessos e Resistências na Política de Saúde Mental. Local: Auditório 93, 9º andar, UERJ (Rua São Francisco Xavier, nº 524, Maracanã, Rio de Janeiro).

26 de maio, de 10h às 14h – Campeonato de futebol da AP 3.2. Local: Vila Olímpica do Encantado (Rua Bento Gonçalves, nº 457, Encantado, Rio de Janeiro).

30 de maio, 10h – Lançamento de Filme “Contos da Vida – a história de Jean” dos usuários do CAPS Simão Bacamarte. Local: Santa Cruz, Rio de Janeiro).

31 de maio, 14h – Espetáculo de dança inspirado na monografia “A Corporeidade da loucura”, de Cecilia Estella. Local: Instituto Municipal Nise da Silveira (Rua Ramiro Magalhães, nº 521, Engenho de Dentro, Rio de Janeiro).

Fonte: Abrasco e CRP-RJ

Comentários estão fechados.