Em busca da valorização da Fonoaudiologia





Uma das metas do 10º Colegiado é trabalhar junto aos municípios, valorizando a importância do fonoaudiólogo nas diversas áreas de atuação, objetivando o aumento do efetivo no estado do Rio de Janeiro, através de concursos públicos e demais formas legais de contratação. Assim, em função de sua mobilização para inserir a Fonoaudiologia em processos seletivos que vêm sendo promovidos em municípios do estado, representantes do 10º Colegiado reúnem-se dia 8 de julho com a secretária municipal de Queimados, Fátima Cristina Dias Sanches, para discutir a presença de fonoaudiólogos nos quadros da administração municipal.

Em ofício resposta encaminhado ao CREFONO1 quando questionada sobre a ausência de vagas para fonoaudiólogos em concurso público em andamento naquela cidade, Fátima Cristina explicou que o presente concurso público em Queimados é resultado de estudos realizados por seu antecessor. Ressaltou que, ao assumir, em janeiro deste ano, encontrou o processo de contratação da organizadora do concurso em sua fase final e concluiu que a Prefeitura já realiza novo desenho da rede, a fim de conhecer a real necessidade do município. “Sendo constatada a carência em outros cargos não contemplados no certame em andamento, realizaremos novo Concurso Público, a fim de suprir eventuais necessidades”, completou

“Nossa ideia é abrir o diálogo com os gestores e consolidar parcerias, de forma a contemplar a Fonoaudiologia nas redes municipais de assistência”, afirmou Márcia Lígia Cecchetti (CRFa 1 – 6942), presidente da Comissão de Concursos.

Prefeitura do Rio

O CREFONO1 reuniu-se dia 20 de junho com o secretário municipal de Saúde do Rio, Hans Fernando Rocha Dohmann, para avaliar situação semelhante na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. A presidente do CREFONO1, Lucia Provenzano (CRFa 1 – 1700), solicitou o encontro ao presidente da Comissão de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara de Municipal do Rio de Janeiro, Dr. Carlos Eduardo, que prontamente atendeu a solicitação do Conselho de Fonoaudiologia da 1ª Região e se prontificou a acompanhar as conselheiras no encontro.

Participaram da reunião a presidente Lucia Provenzano, a vice-presidente Monica Karl (CRFa 1 – 7205), a presidente da Subcomissão de Audiologia, Roseane Silveira (CRFa 1 – 2146), a fiscal do CREFONO1, Monica Maia ( CRFa 1 – 2682), além de assessores do vereador e do secretário municipal de Saúde. O vereador Carlos Eduardo lembrou, na ocasião, o prejuízo para a saúde pública com a retirada dos fonoaudiólogos dos Centros Especializados de Reabilitação (CER). “Esses profissionais evitavam casos de broncoaspiração e diminuíam drasticamente os custos com manutenção do paciente”, ponderou. Na verdade, o vereador Carlos Eduardo se baseou em dados trazidos pela fonoaudióloga Viviane Marques (CRFa 1 – 10022), que procurou o CREFONO1 ao saber da mobilização do Conselho e da agenda com gestores municipais de saúde. Também a presidente Lucia Provenzano entregou dados comparativos entre o número de fonoaudiólogos a serviço da Prefeitura do Rio e o número de habitantes do município.

O secretário Hans Dohmann afirmou que trabalhou em Terapia Intensiva e, portanto, conhece bem a contribuição que a Fonoaudiologia tem a dar. Dohmann, no entanto, admitiu desconhecer a retirada de fonoaudiólogos do CER e afirmou que vai rever a questão. “Temos boas perspectivas com relação a concursos para a área da Saúde e posso afirmar que este não será o único concurso em 2013. Já existe um Grupo de Trabalho para tratar das diversas formas de contratação e realizando estudos para realização de novo concurso público para daqui a 60, 90 dias. A visita de vocês é oportuna e demonstra que precisamos inserir a Fonoaudiologia no próximo concurso. Precisamos discutir números para a inserção de fonoaudiólogos, temos que traçar prioridades”, adiantou.

Lucia Provenzano ressaltou que faltam fonoaudiólogos, também, nos ambulatórios e Monica Karl assinalou o problema da voz do professor como outra área prioritária. O secretário Hans Dohmann se comprometeu a convidar o Conselho a colaborar quando houver necessidade de levantamento de informações. “Estamos prontos a colaborar, sempre que necessário”, enfatizou a presidente do CREFONO1.

Audiência Pública na ALERJ

Dia 18 de junho, a presidente Lucia Provenzano, a diretora tesoureira e presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização, Vanessa Jurelevicius (CRFa 1 -11196) e a presidente das Comissões de Assuntos Parlamentares e Fonoaudiologia Educacional, Andrea Michaela (CRFa 1 – 8182) foram recebidas pelo deputado estadual Paulo Ramos, presidente da Comissão de Trabalho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) para avaliar, também, a questão. Diante das argumentações das conselheiras do CREFONO1, o deputado Paulo Ramos, que é também membro da Comissão de Educação da ALERJ, requereu no mesmo dia ao presidente da Comissão de Educação, o deputado estadual Comte Bittencourt, a realização de audiência pública conjunta com a Comissão de Saúde para discutir “A importância da Fonoaudiologia na Educação”. O CREFONO1 aguarda, apenas, o agendamento da audiência pública para convocar a classe a acompanhar e participar do debate, que deverá reunir parlamentares e gestores públicos, além de fonoaudiólogos e representantes da categoria. O deputado Paulo Ramos adiantou que, por tratar-se de audiência pública envolvendo mais de uma Comissão Permanente da ALERJ e em função do recesso de julho, a reunião deverá acontecer em agosto.

Comentários estão fechados.