CREFONO1 se mobiliza para inserir a Fonoaudiologia no novo concurso público para a Prefeitura do Rio





Que falta fonoaudiólogo no atendimento de atenção básica à população da cidade do Rio de Janeiro – como constatado no último Ação Global (Vila Isabel, 18 de maio), ninguém tem dúvida. Mas o Conselho Regional de Fonoaudiologia da 1ª Região foi surpreendido, como toda a classe, com a ausência de cargos para fonoaudiólogo no concurso público convocado pela Prefeitura do Rio de Janeiro pelo Edital SMS Nº 144, em 3 de junho de 2013, para provimento do quadro de servidores da Secretaria Municipal de Saúde. Dezenas de profissionais passaram a procurar o CREFONO1 em busca de uma explicação e, mesmo antes dessa manifestação espontânea advinda de uma classe que sabe de sua importância para a construção de um atendimento em saúde pleno e de qualidade, a Comissão de Concursos e Diretoria da 1ª Região já haviam se mobilizado para tentar reverter a situação, em benefício da população da capital e da Região Metropolitana do estado.

Em 11 de junho, a presidente do CREFONO1, Lucia Provenzano, foi recebida pelo presidente da Comissão de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara de Vereadores do Rio, Dr. Carlos Eduardo, para discutir a questão. Também foi agendada reunião com o presidente da Comissão de Trabalho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), deputado Paulo Ramos, com o mesmo objetivo, já que o CREFONO1 obteve informações que outras prefeituras, como Queimados e Petrópolis, também abriram processo seletivo para a área da Saúde que não contemplam fonoaudiólogos.

O CREFONO1 reiterou ofícios enviados ainda na semana passada ao secretário municipal de Administração do Rio de Janeiro, Paulo Jobim Filho, e ao Secretário Municipal de Saúde, Hans Fernando Rocha Dohmann, solicitando providências urgentes no sentido de alterar o edital, a fim de que sejam contempladas vagas para fonoaudiólogos no concurso público para a administração municipal da capital do estado. Em 12 de junho, novo ofício foi enviado ao secretário Hans Dohmann, solicitando informações sobre o quantitativo de fonoaudiólogos do Quadro Efetivo da SMS-RJ e se esse quantitativo, atualmente, encontra-se totalmente preenchido.

“Tomamos conhecimento do fato e estamos juntos nesta luta. O Departamento Jurídico do Conselho foi acionado e estuda medidas cabíveis para mudar o quadro atual. Solicitamos que a categoria se mantenha atenta a novas informações pelo site e Facebook do CREFONO1, para que estejamos juntos e mobilizados no enfrentamento desta situação estarrecedora”, afirmou Lucia Provenzano.

Comentários estão fechados.