CREFONO1 promove seminário em parceria com OAB-RJ para discutir a Fonoaudiologia no Rio de Janeiro





cartaz_CDPD_Somos todos fonoaudiologia ArkusA Fonoaudiologia sabe de sua importância para a educação e saúde de qualidade. Sabe do seu papel na reabilitação, na prevenção e do lugar que deve ocupar na equipe multi e interdisciplinar para uma assistência plena, da criança ao idoso. Mas gestores, parlamentares, sindicalistas, movimentos sociais e a população em geral têm essa consciência?

Para propiciar essa discussão e debater os rumos e desafios da Fonoaudiologia no estado do Rio de Janeiro, o Conselho Regional de Fonoaudiologia 1ª Região, em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio de Janeiro (OAB-RJ), promovem o seminário “Somos Todos Fonoaudiologia”.

O debate ocupa o Plenário Evandro Lins e Silva, dia 13 de junho, de 9h às 15h. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas diretamente junto a OAB-RJ, pelo cdpd@oabrj.org.br. Basta identificar a mensagem no campo “Assunto” com Somos Todos Fonoaudiologia e informar no corpo da mensagem seu nome completo, profissão, telefone para contato e instituição a qual pertence, se houver. O seminário é aberto à população em geral.

“Temos leis federais que tornaram exames em recém natos obrigatórios, como o Teste da Orelhinha e Teste da Linguinha. Mas temos fonoaudiólogos na rede de assistência em saúde em número suficiente para atender a essa demanda? A própria Constituição Estadual, a lei máxima de nosso estado, prevê em seu artigo 301 que o poder público, mediante ação conjunta de suas áreas de educação e saúde, garantirá aos alunos da rede pública de ensino acompanhamento médico-odontológico, e às crianças que ingressem no pré-escolar exames e tratamentos oftalmológico e fonoaudiológico. Mas nem o quadro de fonoaudiólogo há na rede estadual de Educação e o número de fonoaudiólogos lotados na Prefeitura do Rio só diminui. Somos Todos Fonoaudiologia quer propor o debate não só entre fonoaudiólogos, mas com os diversos atores e segmentos sociais, de gestores a usuários. E, a partir daí, construirmos estratégias conjuntas para valorização da profissão”, afirmou a presidente do CREFONO1, Lucia Provenzano (CRFa 1-1700).

A presidente do CRFa 1ª Região lembrou da importante parceria construída ainda no 10º Colegiado com a OAB-RJ, que foi alvo de reportagem publicada na Revista Comunicar Nº 68. “Os dois Conselhos de Fiscalização Profissional, Conselho Regional de Fonoudiologia e a Ordem dos Advogados no Rio de Janeiro, estão imbuídos do mesmo objetivo: contribuir de forma propositiva para uma sociedade mais justa e igualitária. E é importante que os fonoaudiólogos não só estejam presentes dia 13 neste seminário, mas divulguem a iniciativa, para que possamos levar propostas e construir, com a contribuição de todos, o fiel retrato da realidade que hoje enfrentamos no exercício da profissão em nosso estado”, ressaltou Lucia Provenzano.

Portanto, participe e divulgue! Inscreva-se pelo cdpd@oabrj.org.br.

O Plenário Evandro Lins e Silva fica na Avenida Marechal Câmara, nº 150, 4º andar, Centro do Rio, próximo ao Aeroporto Santos Dumont.

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

 

 

 

Comentários estão fechados.