CREFONO1 e OAB-RJ firmam parceria para melhorar a assistência fonoaudiológica no estado





Katia fala

O Conselho Regional de Fonoaudiologia 1ª Região e a Ordem dos Advogados do Brasil seção Rio de Janeiro formaram Grupo de Trabalho para definir estratégias para buscar ampliar e melhorar o atendimento fonoaudiológico à população do estado. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (30), após plenária que reuniu representantes das comissões das duas instituições. Uma das primeiras ações já definidas é a realização de um seminário, voltado para gestores estaduais e municipais, além de parlamentares, em 2016.

Participaram da reunião os presidentes da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ, Geraldo Nogueira, e do Direito Sanitário e Saúde, Luiz Felipe Conde, o consultor da Comissão de Direito à Educação, Antônio Carlos Marques, as conselheiras do CREFONO1 Lucia Provenzano (CRFa 1-1700), Kátia Santana (CRFa 1-5399) e Lígia Ribeiro (CRFa 1-11220), além da fonoaudióloga convidada Viviane Marques (CRFa 1-10022).

Se Kátia Santana falou sobre Audiologia e a realidade sobre o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (Teste da Orelhinha) no estado, Lucia Provenzano abordou saúde vocal e voz do professor, alertando sobre quanto os cofres públicos gastam com afastamento de professores da sala de aula por problemas vocais. Viviane Marques explicou aspectos da atuação da Fonoaudiologia no ambiente hospitalar e como ela pode diminuir o tempo de internação, morbidade e óbitos, além de enxugar custos hospitalares.

O vídeo institucional da Campanha Saúde, o Seio da Questão 2014, produzido pelo CREFONO1 para o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia sobre a atuação fonoaudiológica na promoção da amamentação junto a bebês de risco, também foi exibido na ocasião.

As conselheiras do CREFONO1 apresentaram, ainda, estudos e contribuições das fonoaudiólogas Renata Mousinho (CRFa 1-6386), Vanessa Mouffron (CRFa 1-6965-6), Márcia Mehta (CRFa 1-8827) e Esther Araújo (CRFa 1-8177) nas áreas de Fonoaudiologia Educacional, Audição, fissura labiopalatina e Voz, enviadas especialmente para o encontro.

“Nossa reunião foi muito informativa e produtiva. Fomos brindados com brilhantes apresentações que nos detalharam aspectos da atuação da Fonoaudiologia na área da prevenção e tratamento, até então desconhecidos por nós. Um importante trabalho se inicia, buscando levar os benefícios da Fonoaudiologia à nossa população, em suas várias áreas de atuação”, afirmou Geraldo Nogueira, para depois propor, juntamente com Luiz Felipe Conde, como primeira ação efetiva, o seminário, voltado para gestores e parlamentares.

“Estamos otimistas de que, somando forças, conseguiremos alavancar a Fonoaudiologia em nosso estado. Não será um trabalho de efeito imediato, mas estamos criando uma rede de parceiros que já compreenderam a importância da atuação fonoaudiológica para a qualidade da Educação, da Saúde e da atenção integral ao cidadão. Se a comunicação do indivíduo está alterada, o rendimento pessoal, sua inclusão social e seu desenvolvimento pessoal estarão comprometidos. Se comunicar bem é um direito. E vamos, juntos com a OAB-RJ, lutar por garanti-lo à sociedade do Rio de Janeiro”, finalizou Lucia Provenzano.

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.

Comentários estão fechados.