CFFa publica nova Resolução em Telefonoaudiologia





O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) publicou nova Resolução, no final de agosto, que regulamenta a Telefonoaudiologia em todo o país. A Resolução CFFa nº 580/2020 regulamenta a Telefonoaudiologia como o exercício da Fonoaudiologia mediado por tecnologias da informação e comunicação (TICs), para fins de promoção de saúde, do aperfeiçoamento da fala e da voz, assim como para prevenção, identificação, avaliação, diagnóstico e intervenção dos distúrbios da comunicação humana, equilíbrio e funções orofaciais.

A determinação acompanha o constante desenvolvimento de novas TICs, que facilitam o intercâmbio de informações entre fonoaudiólogos, outros profissionais de saúde e clientes. A Telefonoaudiologia deve complementar e aprimorar modelos de fornecimento de serviços existentes e contribuir para melhorar a saúde da população.

A medida prevê que os fonoaudiólogos que façam uso da Telefonoaudiologia em suas atividades devem enviar até 23 de novembro de 2020 (90 dias a partir da publicação da normativa) uma declaração autoreferida ao Conselho Regional de sua jurisdição, informando que tem experiência na área da Telefonoaudiologia. No documento, o profissional tem a liberdade de declarar o que julgar mais conveniente, informando sobre sua experiência na área. O CREFONO1 sugere um texto básico de autodeclaração aos fonoaudiólogos que estão obrigados a enviar o documento. Acesse aqui.

Os profissionais da 1ª Região devem encaminhar suas declarações autoreferidas ao CREFONO1 pelo e-mail fiscalizacao@crefono1.gov.br. Saiba mais.

O Regional lembra, ainda, que a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) orienta os profissionais sobre boas práticas em Telessaúde. Informe-se.

Também o CFFa promoveu webinar pelo seu YouTube, por ocasião da publicação da Resolução CFFa nº 580/2020, para informar sobre as diretrizes e boas práticas em Telefonoaudiologia.  Acesse aqui.

Confira a íntegra da RESOLUÇÃO CFFa nº 580, de 20 de agosto de 2020.

 

Por Rose Maria S. Alves, Assessoria de Imprensa

Dialogando Especial – 04 de setembro de 2020

Ilustração: CFFa

Comentários estão fechados.