Abertas as inscrições para a 7ª Campanha de Disfagia





O que é Disfagia? Ela pode trazer riscos à saúde? Em comemoração pelo Dia Nacional de Atenção à Disfagia – 20 de março, o Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio de Janeiro promove a 7ª edição da Campanha de Atenção à Disfagia, para esclarecer a população sobre os fatores de risco e sintomas, respondendo, assim, essas perguntas.

Estão abertas as inscrições para fonoaudiólogos que queiram participar da ação socioeducativa, alertando a sociedade não só sobre os riscos, mas também sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces. O material informativo pode ser baixado aqui. Para retirada de material impresso, preencha o formulário online.

As alterações da deglutição são diagnosticadas e tratadas conjuntamente por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e, fundamentalmente, fonoaudiólogos, que são os profissionais aptos ao trabalho específico da função.

A Disfagia não é uma doença, mas um sintoma de que alguma alteração pode estar ocorrendo, sendo imprescindível a orientação e tratamento adequados, pois pode provocar isolamento social e consequências como desidratação, desnutrição e pneumonia, podendo chegar ao óbito.

Portanto, não perca esta oportunidade de conscientizar a população sobre a importância da Fonoaudiologia no diagnóstico, prevenção e reabilitação da Disfagia. Participe!

Conheça a Resolução CFFa Nº 383/2010, que dispõe sobre as atribuições e competências relativas à especialidade em Disfagia.

 

Fonte: Dialogando Especial de 05 de fevereiro de 2020.

Em 10 de fevereiro de 2020.

Comentários estão fechados.