20 de março – Dia de Atenção à Disfagia





Disfagia material

Em sua quarta edição, o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia realiza, em comemoração ao dia 20 de março, a Campanha de Conscientização sobe o Dia de Atenção à Disfagia. A campanha possibilita que fonoaudiólogos de todo o país chamem a atenção da sociedade para as alterações e consequências da Disfagia.

Esta é uma oportunidade de orientar a população sobre os riscos à saúde nos vários ciclos da vida. Para baixar o material de divulgação acesse: http://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/index.php/campanhas/.

Você também pode requisitar material de informação impresso. Basta enviar e-mail para comissoes@crefono1.gov.br, informando seu nome completo, registro profissional, tipo de ação que pretende desenvolver e local da ação (instituição, bairro e cidade).

Também em comemoração pelo Dia de Atenção à Disfagia, o CREFONO1 promove transmissão ao vivo pelo Facebook em 20 de março, de 19h às 20h, com a fonoaudióloga do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Andressa Freitas (CRFa 1-11384). O foco da entrevista é “O perfil da Disfagia para a próxima década”.

Saiba mais:

  • O dia 20 de março começou a ser marcado como Dia de Atenção à Disfagia em razão da publicação da Resolução CFFa nº383, de 20 de março de 2010, que dispõe sobre as atribuições e competências relativas à especialidade em Disfagia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Para acessar a resolução na íntegra clique aqui;
  • As alterações da deglutição são diagnosticadas e tratadas conjuntamente por médicos, enfermeiros, nutricionistas e, fundamentalmente, fonoaudiólogos, que são os profissionais aptos ao trabalho específico da função;
  • Atenção: A Disfagia não é uma doença por si só, mas um sintoma de que alguma alteração pode estar ocorrendo, sendo imprescindível a orientação e tratamento adequados, pois além de provocar problemas emocionais e isolamento social, traz consequências tais como: desidratação, desnutrição e pneumonia, podendo chegar ao óbito;
  • A atenção e o auxílio a pessoas com dificuldades em engolir são importantes para diminuir as complicações provocadas pela Disfagia. Ao sinal de qualquer alteração, procure um FONOAUDIÓLOGO!

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fonte: CFFa

Comentários estão fechados.