Transmissão ao vivo e Fórum 2017 analisam o manejo clínico fonoaudiológico na Amamentação





Amamentação geral

A Campanha Nacional da Amamentação 2017 reúne no Rio de Janeiro, até o presente momento, núcleos de orientação no Rio de Janeiro, Macaé, Mangaratiba, Cachoeiras de Macacu, entre outros municípios. Os pólos de orientação estão em hospitais, clínicas da família, entidades assistenciais, universidades e praças públicas. Até o final de agosto, é possível se inscrever aqui para receber o material de apoio da campanha, como folders e cartazes, e desenvolver ações socioeducativas sobre a importância do apoio fonoaudiológico no Aleitamento Materno.

Live Viviane 2Dia 9 de agosto, a fonoaudióloga Viviane Marques (CRFa1-10022), coordenadora da pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar da Universidade Veiga de Almeida e responsável pelo serviço de Fonoaudiologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG/UNIRIO), esteve por quase uma hora numa transmissão ao vivo pelo Facebook, esclarecendo dúvidas sobre o Manejo Clínico Fonoaudiológico na Amamentação. Viviane Marques, presidente da Comissão de Saúde do CRFa 1ª Região, falou sobre a visão diferenciada do fonoaudiólogo na avaliação da mãe e do bebê pela equipe multidisciplinar, a importância da Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês (Teste da Linguinha) – Lei Federal nº 13.002/2014, técnicas como translactação, entre outros temas. E respondeu internautas sobre tempo médio de mamada, bico do seio invertido, amamentação de crianças sindrômicas e fissuradas e diversas outras dúvidas. Você assiste a transmissão ao vivo na íntegra aqui.

Fórum menorNa última segunda-feira (14), de 18h às 20h30, a fonoaudióloga Aline Lyrio Novaes (CRFa 1-13422) ofereceu aos profissionais de Fonoaudiologia presentes no Fórum da Amamentação 2017, um Encontro Prático sobre Manejo Clínico Fonoaudiológico na Amamentação, na sede do CREFONO1. Primeira Tenente Fonoaudióloga da Força Aérea Brasileira, também fonoaudióloga do HUGG/UNIRIO e consultora em Aleitamento Materno, Aline Novaes afirmou que a amamentação é difícil e requer orientação no pré natal, na internação e no pós parto.

“A mulher também quer ser vista e acolhida. Temos que ter uma visão global. Não é só boca-bebê. Será que toda a equipe está falando a mesma língua? Nossa ação visa promoção, prevenção, avaliação e intervenção e precisamos trazer os pais para o processo. Eles podem e devem ajudar, e muito”, disse Aline.

O encontro foi bastante participativo e esclareceu mitos como “leite fraco” e as consequências do uso ou não da chupeta e mamadeira. Aline Novaes também apresentou ao grupo técnicas como finger, copinho e translactação. “A palestra foi fantástica. Sou fonoaudiólogo desde 2003 e esse encontro serviu para renovar conhecimento e ampliar nossa visão para o processo da amamentação como um todo. Nosso foco é o binômio mãe-bebê. Muito bom”, avaliou Victor de Farias (CRFa 1-7900-4).

Veja mais informações sobre o Encontro Prático aqui.

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação CREFONO1

Comentários estão fechados.