Sistema de Conselhos lança Manual de Biossegurança para a Fonoaudiologia





O novo lançamento do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia já está no ar. O Manual de Biossegurança para a Fonoaudiologia contém as políticas e procedimentos necessários para assegurar o cumprimento das Normas de Biossegurança por parte dos profissionais e garantir a segurança da população durante os atendimentos. O material está disponível para download.

A segunda edição do Manual, revisada e ampliada, foi elaborada pela Comissão de Saúde do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia e considera que a assistência fonoaudiológica necessita de condições compatíveis com os processos de controle de infecções, além de práticas e padronização das rotinas dos serviços, que permitam a implementação de medidas eficazes de Biossegurança.

Além do Sistema de Conselhos, participam da elaboração da publicação a Academia Brasileira de Audiologia (ABA), a Associação Brasileira de Motricidade Orofacial (ABRAMO), o Departamento de Fonoaudiologia da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)  e a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa).

Entre os temas abordados estão aspectos normativos da Biossegurança, como a Norma Regulamentadora nº 32 (NR 32); reconhecimento e avaliação dos riscos; áreas críticas; processamento e fluxo de artigos ou produtos de saúde; limpeza, desinfecção e esterilização; medidas de proteção coletiva e individual; medidas de precaução em serviços ambulatoriais, hospitalares, assistência domiciliar, instituições de longa permanência (ILP) e residências terapêuticas da Rede de Atenção Psicossocial; higienização das mãos, entre outros.

Acesse o Manual de Biossegurança para a Fonoaudiologia aqui.

 

 

Por Rose Maria S. Alves, Assessoria de Imprensa

Em 20 de julho de 2020

Fonte: CFFa

Ilustração: CFFa

Comentários estão fechados.