Sistema de Conselhos lança campanha nacional de saúde auditiva





capa-folder-audicao-menorDe acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a perda auditiva atinge cerca de 360 milhões de pessoas, independentemente da idade. Nesse contexto, para marcar o Dia Nacional de Combate à Surdez – 10 de novembro, o Sistema de Conselhos alerta a população sobre os perigos do uso excessivo de fones de ouvido com volume alto.

Problemas auditivos não são exclusividade apenas da terceira idade; o índice de perda auditiva aumenta gradativamente entre jovens e adolescentes. Isso acontece principalmente em razão do hábito cotidiano de usar fones de ouvido com volume muito alto.

O mais preocupante segundo os pesquisadores é que essa perda auditiva é gradual, cumulativa e pode ser irreversível, dependendo do volume e do tempo de exposição. O fonoaudiólogo é o profissional com competência para atuar na avaliação e na reabilitação auditiva de pessoas em qualquer idade, e o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia alerta: Diminua o volume hoje, e ouça bem sempre. Ao primeiro sinal de perda auditiva, procure um fonoaudiólogo. Ele é o profissional habilitado pela Lei 6965/81 para realizar exames audiológicos.

Fique atento:

Exposição a sons altos por muito tempo pode causar perda auditiva.

Uma dica: baixe o volume até ouvir os sons do ambiente.

Outra dica: retire seus fones por 15 minutos a cada 45 minutos de uso.

Por último: limpe seus fones sempre e evite compartilhar.

 

Baixe aqui os materiais de divulgação da campanha

 

Mais informações, envie mensagem para comissoes@crefono1.gov.br.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa CFFa 

Comentários estão fechados.