Palestra no CREFONO1 sobre notificação da PAIR no SINAN em maio





Palestra Notificação PAIREm comemoração pelo mês do trabalhador, o CREFONO1 promove a palestra Notificação da PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído) no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) dia 20 de maio de 2019, das 18h às 20h, no auditório do Regional, no Centro do Rio. A palestrante é a fonoaudióloga do Trabalho Priscilla Galindo (CRFa 1-11409), especialista em Saúde do Trabalhador (Fiocruz) e presidente da Comissão de Audiologia do CRFa 1ª Região.

Segundo a Vigilância Sanitária do estado poucos fonoaudiólogos notificam agravos como PAIR ou disfonia. Priscilla Galindo lembra que o protocolo de PAIR foi criado pelo Ministério da Saúde e a Perda Auditiva Induzida por Ruído já está incluída na lista brasileira de doenças de notificação compulsória e na lista de doenças relacionadas ao Trabalho.

A fonoaudióloga defende que a notificação dá visibilidade aos agravos e doenças que afetam o trabalhador para fins de adoção de medidas pertinentes, ou seja, auxilia no planejamento da saúde (inclusive alocação de recursos financeiros), define prioridade de intervenção para a vigilância em saúde do trabalhador, além de permitir que sejam avaliados os impactos das intervenções.

Priscilla Galindo acredita que é dever de todo fonoaudiólogo notificar não só PAIR, como também Disfonia. “Penso que das notificações em casos de surdez ou disfonia ocupacional podem advir leis e fiscalizações mais rígidas, a fim de se obter melhorias nos ambientes e processos de trabalho, contratação de mais mão de obra especializada por parte do SUS, alocação de recursos financeiros para políticas públicas voltadas a PAIR, entre outras conquistas. É dever de todo o profissional de saúde da rede pública, conveniada ou privada, comunicar à autoridade sanitária mais próxima todos os casos de doenças de notificação compulsória que compõem a lista brasileira, independentemente de sua confirmação diagnóstica, bem como as que foram acrescentadas nos âmbitos estaduais e municipais”, opinou.

Para saber mais sobre Notificação da PAIR no SINAN, garanta sua vaga pelo formulário https://bit.ly/2vOGbC1 ou envie e-mail para comissoes@crefono1.gov.br, informando nome completo e registro profissional. Se estudante de Fonoaudiologia, cite a instituição de ensino e período em curso. Identifique sua mensagem no campo Assunto com “Palestra Notificação PAIR”.

Os participantes receberão um folder informativo do Conselho Federal de Fonoaudiologia sobre as etapas para implementação do Programa de Prevenção de Perdas Auditivas – PPPA. Conheça o material informativo aqui.

As inscrições serão aceitas até a data da palestra, próxima segunda-feira, ou enquanto houver vagas.

Até lá!

 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Em 15 de maio de 2019

Comentários estão fechados.