GeriatRio apresenta panorama do envelhecimento e cuidado de idosos em diferentes países





GeriatRio Lucia e Márli

Aconteceu de 3 a 6 de setembro, no Hotel Royal Tulip, o 8º Congresso Estadual de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro – GeriatRio 2015, promovido pela SBGG-RJ (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro). Sob o tema, “Promovendo o Envelhecimento Seguro”, o encontro reuniu profissionais de diferentes áreas do conhecimento e localidades do mundo.

“A Gerontologia tem esse olhar abrangente. Tudo é estimulação cognitiva, mas as abordagens são diferentes, a partir da área de conhecimento de cada um”, explicou a fonoaudióloga Márli Borborema Neves (CRFa 1-4044), presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG-RJ.

A presidente do CREFONO1, Lucia Provenzano (CRFa 1-1700), participou da abertura do congresso, que ficou a cargo de Fernando Kawai (USA), membro da Sociedade de Geriatria Norte Americana, diretor do programa de Geriatria e Cuidados Paliativos do Hospital Presbiteriano de Nova York, que proferiu a Conferência Magna “Como cuidar de idosos com doenças graves no século XXI”. A solenidade contou ainda com a presença do presidente da SBGG Nacional, João Bastos Freire Neto (CE) e de Maria Angélica dos Santos Sanchez (RJ), presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG.

GERIATRIOmesadehonra-e1441675009986

Palestrantes internacionais, como Cecilia Rossi (Argentina), Doris Sequeira (Chile),  Ina Voelcker (Alemanha), José Morais (Canadá), Noomi Katz (Israel), Olivier Terreault (Canadá), Olumide Adeotoye (Inglaterra) e Sofia Lavado (Peru), trouxeram suas experiências e a realidade do envelhecimento em seus países de origem. “Foi um congresso estadual, mas podíamos ter chamado de internacional, dado ao grande número de representantes de países do primeiro mundo e em desenvolvimento. Isso nos deu uma ideia geral do envelhecimento nos vários continentes. Foi muito bom”, avaliou Márli Borborema.

As temáticas abordadas no Congresso incluíram testamento vital, imunização, nutrição, cuidados paliativos, feridas, funcionalidade, bem-estar, cognição, atividade física, demências, controle da dor, modelos de atenção, aposentadoria, entre outras.

No encerramento, Fernando Aguzzoli, autor do livro “O neto da vó”, relatou sua experiência como cuidador da avó que tinha Doença de Alzheimer.

Equipe de organização do GeriatRio
Equipe de organização do GeriatRio

O próximo GeriatRio será em 2017.

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa, com fotos da SBGG-RJ.

Comentários estão fechados.