E-Fono IV discute empreendedorismo e liderança





Mesa E-Fono

O Encontro da Comunicação Humana 2017, o E-Fono IV, reuniu profissionais das mais variadas áreas de atuação e acadêmicos de várias universidades do estado, no auditório do campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida (UVA), para celebrar o Dia do Fonoaudiólogo, no último sábado, 9 de dezembro. Empreendedorismo, liderança, marketing pessoal e uso das mídias sociais foram os temas debatidos.

Mas o evento que anualmente é promovido pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio de Janeiro, com apoio das instituições de ensino superior, desta vez não terminou na tarde de 9 de dezembro. Desdobramentos do E-Fono IV, como consultoria on line gratuita para estruturar metas para 2018, com a coach Debora Seefelder, e oficina para empreendedores do conhecimento na área da Fonoaudiologia, oferecida pelo Sebrae/RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), foram sorteados entre os presentes na quarta edição do Encontro da Comunicação Humana.

Além da oficina, que acontecerá presencialmente na sede do CREFONO1, durante quatro sábados, no primeiro semestre de 2018, Marc Diaz, gerente da Área de Programas Estratégicos do Sebrae/RJ, último palestrante do E-Fono IV, também se colocou à disposição para discutir com as universidades outro mini curso em empreendedorismo para a Fonoaudiologia, voltado para estudantes.

Geral E-Fono

O evento foi aberto pela manhã, pela presidente do CREFONO1, Lucia Provenzano (CRFa 1-1700); a representante do Conselho Federal, Béria Antunes (CRFa 1-3021);  o assessor jurídico do CREFONO1, Fernando Jannuzzi e as coordenadoras das graduações de Fonoaudiologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Rita Leniza (CRFa 1-8832), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cláudia Drummond (CRFa 1-5503-3) e da UniRedentor, Carolina de Freitas (CRFa 1-3347-6).

Rita Leniza desejou que todos saíssem da UVA felizes com a comemoração. “A casa hoje é da Fonoaudiologia e ela fica muito melhor quando a gente se une. Vocês, alunos, se misturam, se conhecem. Nossa profissão merece maior união”, disse.

Já Cláudia Drummond acrescentou que uma maneira de se adaptar às muitas transformações sociais e tecnológicas, que exigem respostas rápidas, é a integração. Carolina de Freitas, que veio do interior do estado, do município de Itaperuna, ressaltou que lá também se faz Fonoaudiologia com muito amor.

A conselheira do CFFa, Béria Antunes, pediu que todos continuassem na defesa da Comunicação Humana. E a presidente do CRFa 1ª Região, Lucia Provenzano, afirmou que além de celebrar juntos o dia da regulamentação da profissão, todos estavam ali construindo parcerias, tão imprescindíveis e necessárias, bem como trocando experiências. “Vamos falar muito sobre empreendedorismo e liderança. O nosso trabalho é o que nos caracteriza na sociedade. Que possamos empoderar cada vez mais a Fonoaudiologia não só no Rio de Janeiro, mas no país. Um feliz dia de trocas e aprendizado a todos”.

Palestrantes Marc Diaz, Debora Seefelder e Cláudia Mourão
Palestrantes Marc Diaz, Debora Seefelder e Cláudia Mourão

A coach de carreira e realização profissional, mestre em sistemas de gestão, Debora Seefelder, passou a descrever, então, para o auditório lotado, os cinco passos para desenvolver a liderança no mercado de trabalho: proposta ou propósito, processo, autoconhecimento, estratégia e relacionamento. “Liderar requer aspectos comportamentais e não depende de hierarquia. Para ser um bom líder é preciso dar voz a outras pessoas e saber ouvir. Liderança é um processo, um ciclo, que envolve comunicação, paixão, propósito, crenças, estratégia, valores, energia e conexão”, ensinou. E, através de dinâmicas, analisou as competências de um líder.

Já a fonoaudióloga e coach com enfoque nas habilidades de comunicação, Cláudia Mourão (CRFa 1-5414), também usou dinâmicas para trabalhar o conhecimento das potencialidades de cada um e os elementos da comunicação, que é muito mais não verbal que através da palavra. Ao debater o uso das mídias sociais e o marketing pessoal, Cláudia Mourão enfatizou que a forma como você se expressa e se comunica faz toda a diferença. “Você é sua melhor marca. E lembre-se: respiração sempre te tira de uma situação difícil”.

O gerente da área de programas estratégicos do Sebrae/RJ, Marc Diaz, explicou porque é preciso inovar para empreender em Fonoaudiologia. “Estamos passando por uma grande transformação, que foi batizada pelos alemães de 4.0, numa referência a uma quarta revolução industrial. Estamos falando de coworking, interação, cooperação, mundo digital. E como vamos funcionar neste novo mundo? Qual é o seu propósito? Precisamos transformar currículos em proposta de valores. Sair do trilho e abrir trilhas”, provocou Marc Diaz.

Nos intervalos, foi possível adquirir livros da Wak Editora com descontos especiais e visitar uma exposição acadêmica da UVA e UFRJ, com supervisão das professoras Rita Leniza, Claudia Drummond e Karla Vasconcelos (CRFa1- 9640), sobre audição, afasia e apraxia.

Corais E-Fono

O encerramento do E-Fono IV ficou por conta dos corais de Fonoaudiologia da UVA, sob regência da aluna Rosana Lucas, e do Coral de Libras da UniRedentor.

 

Veja mais fotos.

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação CREFONO1

Comentários estão fechados.