CREFONO1 promove pesquisa na área de Fononcologia





A Comissão de Saúde do CREFONO1 (Gestão 2019/2021) quer conhecer o perfil dos fonoaudiólogos do Estado do Rio de Janeiro com prática em Disfagia, Disfonia e Oncologia, para propor ações de apoio aos pacientes pós cirurgia oncológica de cabeça e pescoço. Para isso, está lançando uma pesquisa em Fononcologia, que quer saber onde atuam esses profissionais e quais dificuldades enfrentam no seu dia a dia.

“Estamos colhendo informações para saber onde está esse profissional, quais suas condições de trabalho e como ele acredita que o atendimento pode ser aperfeiçoado. Em parceria com fonoaudiólogos do INCA (Instituto Nacional de Câncer) e de outras unidades públicas de assistência, vamos nos debruçar sobre esses dados e formalizar sugestões para estabelecer um fluxo mais eficaz para o paciente de Fononcologia no Sistema Único de Saúde. Nosso objetivo é apoiar formas de melhorar a assistência à população”, explicou a conselheira Simone Braga (CRFa 1-7537), presidente da Comissão de Saúde do CREFONO1.

Os cânceres que afetam a região da cabeça e pescoço (boca, lábios, cavidade oral, laringe, faringe, garganta, tireoide), somados, ocupam a segunda maior incidência entre os homens brasileiros. É preciso uma atenção mais especializada e, a partir da constatação do quadro de assistência atual e seus desafios, propor mudanças para melhor atender a população.

Vamos participar? Acesse http://bit.ly/2rw7h1V e preencha o formulário. A Fonoaudiologia e a saúde pública de qualidade agradecem!

 

Por Rose Maria S. Alves, Assessoria de Imprensa

Em 22 de novembro de 2019

Fonte: Dialogando Especial, de 21 de novembro de 2019

Comentários estão fechados.