CREFONO1 participa de formatura de novos profissionais na UFRJ





Geral 1.1

Nathália e familiares
Nathália e familiares

Quando Nathália Pereira (CRFa 1-15702), hoje com 22 anos, precisou escolher qual profissão seguir, viu-se diante de uma incógnita. Pesquisando bastante, descobriu a Fonoaudiologia. “Passei por ela quando criança. Eu trocava letras na escrita e fiz terapia fonoaudiológica. Isso me motivou a conhecer mais a profissão. Fiz curso vocacional e ali eu tive certeza. Ao entrar na UFRJ, tive a verdadeira dimensão de onde a profissão pode me levar. Não imaginava nem metade disso. Hoje a minha dúvida é se sigo Audiologia ou Fonoaudiologia Hospitalar”, contou Nathália, momentos antes de colar grau pela Universidade Federal do Rio de Janeiro como fonoaudióloga, ao lado de outros 31 colegas, em 26 de julho.

Giovanna Carnevale (CRFa 1-15683) e a conselheira Viviane Fontes
Giovanna Carnevale (CRFa 1-15683) e a conselheira Viviane Fontes

A conselheira Viviane Fontes (CRFa 1-8839), da Diretoria do CREFONO1, participou da solenidade, no campus da Ilha do Fundão. Foi a primeira outorga numa instituição de ensino do 12º Colegiado.

Foram entregues cédulas de identidade e carteiras profissionais aos novos fonoaudiólogos, além do diploma e declaração de conclusão da graduação. “Estou muitíssimo emocionada. Há 25 anos, era eu que ingressava na UFRJ e há 21 anos, era eu que me formava. Passou um filme na minha cabeça. É emocionante ver que essas pessoas têm um sonho e que o estão realizando. Muito bom fazer parte da vitória desses novos profissionais, que acreditam que podem ser úteis à sociedade. Sonhar, acreditar, conquistar e avançar: tudo isso é possível”, afirmou Viviane Fontes.

Outra fonoaudióloga visivelmente emocionada na ocasião foi a madrinha da turma, a professora Gladis dos Santos (CRFa 1-4075). “Passamos por momentos delicados e chegamos até aqui. É uma despedida, mas continua sendo um caminho de estudo. Que ele seja muito frutífero. Precisamos estar com a mente aberta para o novo. Não para nós ou por nós, mas pela sociedade e pelo país. Muito feliz de acompanhar a evolução de vocês”, ressaltou.

Gladis dos Santos enfatizou que a Fonoaudiologia é uma profissão nobre, que busca desenvolver no outro a sua potência, o seu bem estar. “Quero que vocês cresçam com esse sucesso e essa certeza”, concluiu.

Claudia Drummond 2

Já a coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, Cláudia Drummond (CRFa 1-5503-3), cumprimentou os pais pela conquista dos filhos e pediu aos formandos que tenham calma para fazer suas escolhas. “O principal é que vocês farão a diferença na vida das pessoas”.

Para integrantes da Comissão de Formatura, o momento foi de realização. Michelle Cipriano (CRFa 1-15693) disse estar muito feliz com a jornada que fizeram. “Sou muito grata a UFRJ e ao Conselho Regional, que recebeu tão bem a gente”, disse ela. Já para Gabriella Batista (CRFa 1-15682), o sentimento era de vitória. “Tantas coisas que a gente passou para chegar até aqui… Somos vitoriosos e concluir essa etapa é muito bom”.

O vice-diretor da Faculdade de Medicina, Gil Fernando de Salles, conduziu a cerimônia. “É preciso ter responsabilidade social. Sejam os melhores fonoaudiólogos que vocês possam ser. Vocês estão preparados para dar os primeiros passos na carreira de vocês, se tornando mais e mais capazes”.

Participaram ainda da solenidade as professoras da UFRJ Lívia Santiago (CRFa 1-4075-6), Fernanda Rodrigues (CRFa 1-11397), Cláudia Graça (CRFa 1-9665), Ana Ruas (CRFa 1-9991) e Márcia Lucena (CRFa 1-7186).

Veja mais fotos.

 

Por Rose Maria S. Alves, Assessoria de Imprensa

Em 31 de julho de 2019

Fotos: Rose Maria S. Alves

Comentários estão fechados.