CREFONO1 participa da 3ª Semana do Bebê Carioca





As conselheiras Andrea Hummel (CRFa 1 – 6593), Lucia Provenzano (CRFa 1 – 1700) e Vanessa Jurelevicius (CRFa 1 – 11196) participaram no último domingo (dia 25) da abertura da 3ª Semana do Bebê Carioca e 2ª Semana da Educação Infantil, no Parque de Madureira, zona norte do Rio de Janeiro. O evento, promovido pela Prefeitura do Rio, é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e quer tornar prioridade na agenda dos municípios brasileiros o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos.

Texto: As conselheiras Andrea Hummel (CRFa 1 – 6593), Lucia Provenzano (CRFa 1 – 1700) e Vanessa Jurelevicius (CRFa 1 – 11196) participaram no último domingo (dia 25) da abertura da 3ª Semana do Bebê Carioca e 2ª Semana da Educação Infantil, no Parque de Madureira, zona norte do Rio de Janeiro. O evento, promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro a exemplo de ação que já acontece há 14 anos em Canela (RS), é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar prioridade na agenda dos municípios brasileiros o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos. No Rio, sob o tema “Múltiplos Olhares para a Primeira Infância”, a programação, que começou dia 25, vai até 30 de agosto.
O CREFONO1, em parceria com o Movimento Down, ocupou estande que permaneceu lotado durante toda a manhã de domingo. As conselheiras se revezaram em atividades de estimulação em bebês e crianças e no atendimento à população, gestores públicos e profissionais de saúde e educação. Entre os visitantes estavam Daniel Sorans, subsecretário municipal de Saúde; Aline Bressan, Coordenação de Saúde Escolar da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Maria das Dores Amaral, representante da Secretaria de Educação no PSE (Programa Saúde na Escola).

Para Vanessa Jurelevicius, foi uma participação muito produtiva. “A interação com as crianças foi muito grande. Oferecemos serviços de estimulação de linguagem e motora através de atividades lúdicas e a Fonoaudiologia acabou ganhando uma visibilidade interessante, através de nossas práticas cotidianas”, afirmou Vanessa.

A presidente do CREFONO1, Lucia Provenzano, concordou que a participação do CREFONO1 na iniciativa multidisciplinar foi singular. “Representantes das Coordenadorias Regionais de Educação, ao saber da nossa participação, nos procuraram para buscar orientações, visando dinamizar mais ainda seu trabalho no dia a dia. Atingimos nosso objetivo e me sinto gratificada, porque pude perceber que a Fonoaudiologia Educacional cada vez mais conquista espaço, o espaço que a população merece e precisa. Foi tudo muito efetivo, porque foi feito com afeto e profissionalismo”, completou Lúcia Provenzano.

Dia 29, quinta-feira, a programação prossegue com debate aberto ao público, no Museu da República (Rua do Catete, nº 153, Catete), de 14h às 17h, sobre “Inclusão: do registro civil à sala de aula”. Acesse aqui a programação completa.

Comentários estão fechados.