Conselhos Profissionais juntos em defesa da sociedade: no combate ao coronavírus, pela saúde pública e pela vida





Manifestação conjunta dos Conselhos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro

Os Conselhos Profissionais signatários da presente manifestação ressaltam a importância do combate à pandemia de COVID-19 (SARS-CoV-2), realizada pelas três esferas do poder público, pela sociedade civil e pelos indivíduos. Compreendem a importância de uma abordagem interdisciplinar do tema e a essencialidade da opinião técnica, baseada em evidências para a tomada de decisão e para a viabilização do tratamento dessa demanda.

A doença COVID-19 foi classificada como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) – o mais alto nível de alerta da Organização Mundial de Saúde, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional, no dia 30 de janeiro, e permanece no centro das discussões internacionais até o presente momento. No Brasil, até o dia 15 de abril, a doença já foi identificada em 29.015 pessoas e provocou 1.760 mortes, sendo a cidade do Rio de Janeiro um dos principais focos de contaminação no país.

É com surpresa que os Conselhos Profissionais recebem a notícia que há movimentos políticos que tentam suspender as medidas de isolamento social ou mitigá-las sem o devido lastro de testes para COVID-19 e expansão condizente de leitos na saúde pública.

Apesar dos avanços alcançados pelo estado, ainda persistem enormes desafios no combate à enfermidade. Os profissionais de saúde não têm encontrado equipamentos de proteção individual proporcionais ao desafio imposto e não há nenhuma garantia de que o sistema de saúde conseguirá atender à demanda de pacientes nas semanas que virão, caso as medidas não sejam mantidas.

Há grande anseio pela retomada da vida normal. Entretanto, diversos estudos apontam que a retomada será mais eficiente após avaliação criteriosa da situação, algo ainda impossível pela baixa testagem. Assim, os Conselhos Profissionais recomendam, nos mais fortes termos, que o isolamento social seja mantido e viabilizado. Afrouxar as regras de isolamento é extremamente preocupante no cenário atual. Existe um lapso temporal de pelo menos duas semanas da contaminação à manifestação de sintomas, sendo impossível afirmar, com segurança, que a população pode transitar internamente sem perpetuar a transmissibilidade do vírus no território.

Os Conselhos Profissionais aproveitam a oportunidade para agradecer a todos os profissionais que têm se dedicado a manter os serviços essenciais à sociedade em funcionamento e, especialmente, àqueles que arriscam a própria vida e a de seus entes queridos para ajudar no combate à pandemia.

É importante ressaltar que, neste momento, todos os países estão recorrendo ao isolamento como o recurso mais eficaz para controle da pandemia, evitando assim expor a população e, principalmente, aqueles que estão no enfrentamento ao novo coronavírus.

 

Subscrevem a presente manifestação os Conselhos abaixo relacionados: 

CAU/RJ Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro
CONRE-2 (RJ) Conselho Regional de Estatística da 2ª Região, Rio de Janeiro
CONRERP1 Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas do Estado do Rio de Janeiro – 1ª Região
CORECON-RJ Conselho Regional de Economia – 1ª Região
COREM Conselho Regional de Museologia 2ª Região
COREN-RJ Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro
CRB-7 Conselho Regional de Biblioteconomia 7ª Região
CREA-RJ Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro
CREDII Conselho Regional de Economistas Domésticos II
CREFITO-2 Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região
CREFONO1 Conselho Regional de Fonoaudiologia – 1ª Região
CRESS/RJ Conselho Regional de Serviço Social – 7ª Região
CRF-RJ Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro
CRMV-RJ Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro
CRN-4 Conselho Regional de Nutricionistas 4ª Região
CRO-RJ Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro
CRP-RJ Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro
CRQ-III Conselho Regional de Química – 3ª Região
CRT-RJ Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro
CRTR4 Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Rio de Janeiro 4ª Região

 

Por Rose Maria S. Alves, Assessoria de Imprensa

Em 17 de abril de 2020

Comentários estão fechados.