Conselho Itinerante da Baixada Litorânea acolhe demandas dos profissionais, fiscaliza unidades e se reúne com gestores





Interiorização 1

O Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio de Janeiro promoveu, em fevereiro, mais uma edição do Conselho Itinerante, desta vez voltado para fonoaudiólogos que moram ou atuam em Araruama, Saquarema, Maricá, Rio Bonito, Iguaba Grande e Silva Jardim. O encontro aconteceu dia 14 de fevereiro, na Casa Digital de Maricá, Centro do município da Baixada Litorânea e reuniu fonoaudiólogas de Maricá, Araruama e Rio Bonito.

Além da presidente do CREFONO1, Lucia Provenzano (CRFa1-1700), o Conselho Itinerante de Maricá contou também com a presença da presidente do Sindicato dos Fonoaudiólogos do Rio de Janeiro (Sinferj), Sheila Marino (CRFa 1-6147). “Foi um encontro muito produtivo. As fonoaudiólogas presentes tiraram suas dúvidas, se posicionaram em relação a diversas questões e trouxeram demandas locais e regionais, que puderam ser respondidas ou assimiladas tanto pelo CRFa 1ª Região quanto pelo Sinferj. Aliás, foi muito bom podermos esclarecer para as profissionais as diferentes funções do Conselho e do Sindicato”, afirmou Lucia Provenzano, também presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização da 1ª Região.

Segundo Lucia Provenzano, alguns dos temas discutidos foram Resoluções do CFFa, validação de cédula, entrega do material de apoio das campanhas socioeducativas, o Guia Norteador da Atuação do Fonoaudiólogo Educacional (lançado em 2016), entre outros.

“Uma das conclusões que chegamos nesse encontro foi que o profissional de Fonoaudiologia precisa se empoderar e discutir com seus gestores locais sobre a importância da Fonoaudiologia para a sociedade”, ressaltou Lucia.

Reunião com gestores de Saquarema
Reunião com gestores de Saquarema

Terminado o encontro, Lucia Provenzano e a fiscal Mônica Maia (CRFa 1-2682) passaram a semana realizando visitas a unidades de atendimento e assistência, como hospitais, postos de saúde, asilos, entre outros. Foram realizadas 46 visitas de fiscalização nos municípios de Maricá, Saquarema, Araruama e Rio Bonito.

“A partir das fiscalizações, passei a visitar os gestores, como prefeitos e secretários de Educação e Saúde. Foi muito proveitoso, porque pude entregar a cada um o quadro comparativo do número de habitantes e do número de fonoaudiólogos em cada cidade para atender a essa população. Eles foram informados sobre portarias do Ministério da Saúde e Resoluções da Fonoaudiologia e discutimos qual o papel do fonoaudiólogo na sociedade e como sua atuação pode melhorar a qualidade da educação e a assistência em saúde”, contou Lucia Provenzano.

A presidente do CREFONO1 reuniu-se com o subsecretário de Educação de Maricá, Victor Hugo Baptista Neves; a assessora da Secretaria de Educação de Saquarema, Vaneli Chaves; a prefeita de Saquarema, Manoela Peres, sua assessora, Ana Amélia, e o diretor médico da Policlínica Municipal Carlos Campos da Silveira, Maurício Himelfarb; Ângela Barreira, assessora especial da prefeita de Araruama, Lívia Bello; a subsecretária de saúde de Araruama, Cláudia Amaral Couto; e Vera Lúcia Pereira de Souza, assessora especial do prefeito de Rio Bonito, José Luiz Alves Antunes.

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação CREFONO1

Comentários estão fechados.