Como fazer uma denúncia anônima





denuncia_anonima

Um Conselho de Fiscalização Profissional tem o dever de apurar uma denúncia, seja ela identificada ou não. Embora o Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio de Janeiro garanta sigilo do autor da denúncia (se solicitado), muitas vezes o profissional ou usuário prefere o total anonimato.

É possível fazer denúncias anônimas por e-mail (fiscalizacao@crefono1.gov.br) ou até pelo Fale Conosco do site do CREFONO1, onde, embora haja pedido de informações sobre nome, registro, telefone, basta preencher os campos de e-mail e mensagem para que a denúncia seja enviada.

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) informou que não aceita denúncia por telefone. “Podemos dar informações e orientações por telefone, mas precisamos que a denúncia venha por escrito, para podermos tomar as medidas cabíveis”, afirmou Lucia Provenzano (CRFa 1-1700), presidente da COF.

Se o denunciante preferir trazer sua queixa ou observação ao Conselho e pedir para não ser identificado, sua vontade será respeitada, garantiu Lucia Provenzano. “O que precisamos para que nossa ação seja eficiente é que o denunciante cite, pessoalmente, por e-mail ou pelas ferramentas de comunicação do Conselho nas redes sociais, o nome e endereço do local, setor ou pessoa em situação irregular. Nosso dever é zelar pelo bom exercício da profissão”, arrematou Lucia.

Comentários estão fechados.