CFFa e CREFONO1 alertam sobre comportamentos éticos nas redes sociais





O Conselho Federal de Fonoaudiologia ressalta que, nas redes sociais, o fonoaudiólogo deve manter o respeito às normas e aos princípios éticos de sua profissão. Por isso, é necessário ficar atento a algumas normas estabelecidas no Código de Ética da Fonoaudiologia.

O seu nome profissional, sua profissão e o número de inscrição no CREFONO1 devem estar presentes em anúncios, entrevistas e até mesmo em lives. O Artigo 36, inciso I do Código de Ética indica que “É dever do fonoaudiólogo em relação à propaganda e publicidade fazer constar seu nome profissional, sua profissão e o número de inscrição no Conselho Regional de sua jurisdição nos anúncios, placas e impressos”.

A Resolução CFFa nº 532/2018, Artigo 8º, parágrafo 1º, estabelece que  “O número de registro profissional principal, que será apostado na Cédula de Identidade Profissional e na Carteira Profissional, deverá ser precedido da sigla CRFa, espaço, seguido do número da região, hífen (-), seguido do número. Exemplo: CRFa 2-1111”.

Ao divulgar sua profissão, você acaba valorizando toda a classe fonoaudiológica e, ao colocar seu registro nas peças de divulgação, gera maior credibilidade em suas ações.

É infração ética ensinar procedimentos fonoaudiológicos nas redes sociais e essa prática deve ser denunciada à fiscalização do CREFONO1. Tal normativa está prevista tanto no Artigo 7º, incisos II e XII, quanto no Artigo 40, inciso VI do Código de Ética da profissão.

O Artigo 28, inciso I também condena o oferecimento ou prestação de serviços fonoaudiológicos gratuitos (exceto nos casos previstos na legislação e nos preceitos do próprio Código).

O Capítulo X, Seções I e II do Código de Ética é destinado a normatizar o comportamento ético de fonoaudiólogos na publicidade, propaganda e nas redes sociais. Sugerimos a leitura atenta dos Artigos 35 ao 40 para a valorização da Fonoaudiologia e das práticas profissionais individuais.

Acesse o Código de Ética aqui.

 

Por Rose Maria S. Alves, Assessoria de Imprensa

Fonte: CFFa, com contribuição das Comissões de Orientação e Fiscalização e de Divulgação do CREFONO1

Ilustração: CFFa

Em 07 de maio de 2020

Comentários estão fechados.