CFFa divulga nova recomendação sobre Teleatendimento em Fonoaudiologia





O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) emitiu, na última quinta-feira (23), nova recomendação sobre a prorrogação do uso da Telefonoaudiologia enquanto durar a crise causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), respeitando os decretos estaduais e municipais que disciplinam o distanciamento ou isolamento social.

O fonoaudiólogo que prestar Telefonoaudiologia deve garantir a equivalência aos serviços prestados presencialmente, sendo obedecido o Código de Ética da profissão, assim como outros dispositivos que regem as boas práticas de sua área de atuação.

O CFFa tem buscado contribuir com as entidades do governo, com os fonoaudiólogos e com a sociedade no enfrentamento desse momento crítico de pandemia mundial, que pede ações conjuntas para o rápido enfrentamento da Covid-19. É preciso diminuir os danos à saúde da população e as consequências sociais e econômicas em nosso país.

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) também disponibiliza em seu site informações sobre plataformas de atendimento compatíveis com HIPAA – Health Insurance Portability and Accountability Act, regulação norte americana que estabelece um conjunto de padrões de segurança para proteger informações de saúde. É imprescindível manter a privacidade dos pacientes e dos fonoaudiólogos, incluindo criptografia de dados. A SBFa apresenta a HITALK Plataforma de Telessaúde, primeira plataforma brasileira de Telessaúde projetada especificamente para os fonoaudiólogos. Saiba mais aqui.

Leia a Recomendação CFFa nº 20, de 23 de abril de 2020.

Leia a Nota de esclarecimento conjunta sobre Telessaúde em Fonoaudiologia, divulgada em 6 de abril de 2020 pelo Grupo de Trabalho de Telessaúde do CFFa, SBFa e Academia Brasileira de Audiologia (ABA).

 

Por Rose Maria S. Alves, Assessora de Imprensa

Fonte: CFFa e SBFa

Em 27 de abril de 2020

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