Abertas as inscrições para Fórum e Campanha do Envelhecimento Ativo 2015





Estão abertas as inscrições para a IV Campanha Nacional e IX Regional do Envelhecimento Ativo. A campanha anual do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia, em comemoração pelo Dia Internacional do Idoso – 1º de outubro, reforça a importância do acompanhamento fonoaudiológico para um envelhecimento ativo e também no tratamento de alterações na audição, mastigação, fala, linguagem, cognição, deglutição, voz, equilíbrio e memória.

Um dos objetivos da campanha é informar ao público que já está na terceira idade e também aos que vão chegar lá que é possível envelhecer de modo ativo. Até 2025, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil será o 6º país em número de idosos. Porém, não basta viver mais: é preciso chegar à terceira idade com vitalidade e qualidade de vida e, para isso, o acompanhamento fonoaudiológico é indispensável.

Com o crescimento da população idosa, aumentam também os desafios para a manutenção de uma boa saúde física e mental. Nesse sentido, ações como seminários, fóruns e caminhadas acontecem em todas as jurisdições dos Conselhos Regionais, para debater aspectos da contribuição da Fonoaudiologia para um Envelhecimento Ativo, produtivo e saudável. Assim, o CREFONO1 e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro (SBGG-RJ) promovem dia 26 de outubro, de 18h às 20h30, o 12º Fórum do 10º Colegiado – Sem Sustentabilidade não há Velhice, com Roda de Conversa, dentro da Campanha do Envelhecimento Ativo 2015.

O Fórum vai discutir o tema da ONU (Organização das Nações Unidas) para o Dia Internacional da Pessoa Idosa – “Ambientes urbanos sustentáveis e inclusivos para todas as idades“, com palestra de Márli de Borborema Neves (CRFa 1-4044), presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG-RJ, entre outros.

Para solicitar folders da campanha, envie e-mail para comissoes@crefono1.gov.br, informando no campo “Assunto” “Folders Envelhecimento Ativo 2015” e, no corpo da mensagem, nome completo, registro profissional, e-mail de contato e a expectativa de público para quantificação do material a ser disponibilizado. Nesta edição não foram impressos cartazes, que podem ser baixados aqui.

Já para se inscrever para o Fórum, envie e-mail para o mesmo endereço (comissoes@crefono1.gov.br), citando no campo “Assunto” “Fórum Envelhecimento Ativo 2015” e, no corpo da mensagem, seu nome completo, registro profissional, telefone e e-mail de contato, se profissionais, e nome completo, instituição de ensino, período em curso, e-mail e telefone de contato, se acadêmico de Fonoaudiologia. As vagas são limitadas.

A título de contribuição facultativa, o CREFONO1 receberá doações de fraldas geriátricas, que serão encaminhadas ao Abrigo do Cristo Redentor, em São Gonçalo.

Baixe aqui os materiais de divulgação da campanha, também disponíveis no site do CFFa.

 

Rose Maria

Assessoria de Imprensa

Ilustração: Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia

 

 

Comentários estão fechados.