Revista digital acadêmica CREFONO1

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O Conselho Regional de Fonoaudiologia, objetivando dar maior visibilidade para as produções científicas produzidas pelos formandos de fonoaudiologia no estado do Rio de Janeiro, através da Comissão de Ensino, cria a Revista Digital Acadêmica CREFONO1.

A Revista Digital Acadêmica CREFONO1, criada em 2016, é uma publicação digital, semestral, que pretende divulgar os trabalhos de destaque, desenvolvidas pelos discentes, envolvendo temas que contribuam para a divulgação e debate das áreas de abrangência da Fonoaudiologia, construindo o pensamento crítico-científico de nossos jovens no panorama educacional e profissional brasileiro. Nosso compromisso é divulgar a produção do conhecimento, salientando que o teor dos artigos exprime a produção mais recente de seus pesquisadores.

A Revista Digital Acadêmica CREFONO1 aceita artigos e relatos de caso, preferencialmente inéditos e originais para serem submetidos à aprovação do Conselho Editorial da revista. A colaboração deverá ser matéria de pesquisa específica nas áreas de atuação da Fonoaudiologia. Deverá ser redigida em português.

Os artigos devem ser enviados pela coordenação dos cursos de Fonoaudiologia, que para posterior análise do Conselho Editorial. Os textos devem ser enviados com uma cópia em formato Word. A não conformidade com as regras pode desclassificar automaticamente o texto enviado.

Não serão apreciados os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas especificadas (vide modelo).

*Clique aqui e faça o Downloads do modelo de artigo

Serão aceitos:

  • Artigo – é qualquer relato inédito, de trabalho experimental (prático ou teórico); é a apresentação sucinta de um resultado de pesquisa realizada de acordo com as metodologias científicas, seguindo padrões bem definidos.
  • Relato de Caso – contempla todas as áreas da fonoaudiologia e principalmente deve conter uma abordagem crítica do evento (caso) relatado;
  •  Artigo de Revisão – destinado à apresentação do progresso em uma área específica dentre as abrangidas, contendo uma visão crítica do autor.

Cabe ao Conselho Editorial, elaborar as políticas de publicação da Revista, estabelecer critérios de excelência e padrões de qualidade das publicações, que orientarão os processos de apreciação e seleção de artigos a ele submetidos pela comunidade acadêmica; apreciar o mérito desses materiais, recomendando ou rejeitando cada proposta, conforme os critérios estabelecidos para a Revista.

Conselheiros e Avaliadores

Andrea Michaela leal – Especialista / Mestranda

Carolina de Freitas do Carmo – Mestre / Doutoranda

Karla Anacleto de Vasconcelos – Doutora

Kátia Cristina Santana Souza – Especialista

Maria Esther de Araújo – Mestre

Viviane Marques da Silva Neves – Mestre

Realize a submissão do seu artigo pelo e-mail:

comissaodeensino@crefono1.gov.br.

Para o envio identifique seu e-mail com o título de seu artigo e no corpo do texto apresente o nome de todos os autores, contato (telefone e e-mail) e institucionalidade.

Agradecemos seu contato,

Comissão de Ensino

Revista Acadêmica Digital

A Revista Digital Acadêmica CREFONO1, ISSN em andamento, mantida pelo CREFONO1, tem por objetivo publicar trabalhos acadêmicos de relevância social e científica para a Fonoaudiologia, produzido pelas Instituições de Ensino que formam o fonoaudiólogo, no Estado do Rio de Janeiro. Para isso adota instrumentos e procedimentos a fim de garantir a qualidade e a ética em suas publicações.

 Considerações éticas e profissionais para a publicação

Todos os trabalhos enviados à Revista Digital Acadêmica CREFONO1 passarão por avaliação de pareceristas com conhecimento técnico-científico sobre o tema.

Todos os trabalhos que não estiverem nas normas de apresentação, e/ou que apresentarem algum cunho tendencioso no que diz respeito à política, religião, pessoas, produtos ou instituições serão automaticamente excluídos do processo de avaliação.

Os artigos frutos de plágio terão parecer negativo para publicação. Entende-se por plágio:

  1.         Trabalhos que apresentem resultados, conceitos e/ou outros dados copiados de autores sem sua devida permissão ou citação;
  2.         Trabalhos que já foram publicados de forma idêntica, reescrita ou traduzida;

III.        Trabalhos nos quais constem autores que não participaram do processo de escrita ou produção;

Poderão ser aceitos artigos oriundos de publicação em congressos, desde que estejam nas normas exigidas pela Revista e que o autor identifique do ato envio, as referências bibliográficas do congresso.

Ao enviar o trabalho, o autor cede à Revista Digital Acadêmica CREFONO1 o direito de publicação e divulgação do seu trabalho. Além dos casos especificados acima, a Revista poderá negar a publicação de artigos nos seguintes casos:

  1. Falta de corpo técnico capacitado em tema específico para a avaliação do artigo;
  2. Incongruência do tema do artigo com os temas dos volumes que serão publicados;
  • Excesso de artigos recebidos sobre o mesmo tema;
  1. Pouca ou nenhuma relevância social/científica;
  2. Envio do fora do prazo pelo autor, quanto às possíveis solicitações de alterações feitas pelos pareceristas ou equipe da Revista, ou mesmo cumprimento parcial destas, ainda que feitas dentro do prazo estipulado;
  3. Incongruência entre objetivos, metodolgia e resultados;
  • Outros motivos não especificados.

Em nenhum caso caberá recurso do(s) autore(s) contra a decisão impetrada pela equipe da Revista. A Revista Digital Acadêmica CREFONO1 buscará ser clara e ética com todos os envolvidos no processo de publicação: corpo editorial, autores, equipe técnica e sociedade, inclusive nos casos de plágio que estiverem inflingindo as legislações nacionais vigentes.

As IES que desejarem enviar seus trabalhos para a revista deverão fazê-lo de forma voluntária e com autorização dos autores, tendo como recompensa a divulgação e publicação de sua produção.

Edição 01
SUMÁRIO
  1. PADRONIZAÇÃO DAS FREQUÊNCIAS DA VOZ CANTADA EM CORAIS DA REGIÃO SUL – CAPIXABA
    Ana Olivia da Silva Glória, Jean Carlos Glória de Oliveira e Flavia Godinho Soares de Melo Barreto
  2. INVESTIGAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO
    Cassiano de Oliveira Garcia e Carolina de Freitas do Carmo
  3. APLICAÇÃO DO MÉTODO KINÉSIO TAPING NA REABILITAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA DAS PARALISIAS FACIAIS
    Cláudia Valentim Silva e Viviane Marques da Silva Neves
  4. ANÁLISE AUTOPERCEPTIVA DE MÚSICOS A RESPEITO DA AUDIÇÃO E PROTEÇÃO AUDITIVA
    Ana Olivia da Silva Glória, Jean Carlos Glória de Oliveira e Maria Esther de Araujo
  5. OS EFEITOS NA SAÚDE AUDITIVA E QUALIDADE DE VIDA PROVOCADOS PELA PRESSÃO NO MERGULHO PROFISSIONAL
    Thaiana Farias de Souza Silva e Maria Esther de Araujo
Edição 03
SUMÁRIO
  1. BIOSSEGURANÇA FONOAUDIOLÓGICA HOSPITALAR
    Elaine Coutinho Duarte e Karla Anacleto de Vasconcelos
  2. FISSURAS LABIOPALATAIS: A ATUAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO EM RECÉM-NASCIDOS FRENTE À EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
    Ester de Oliveira Bastos, Daniele Ribeiro Dias, Claudemir Santos de Jesus e Viviane Barros Costa Garrit
  3. NÍVEIS DE INTENSIDADE SONORA NA UTIN DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
    Ellen Lúci Christimann de Miranda e Karla Anacleto de Vasconcelos
  4. O FONOAUDIÓLOGO NO INCENTIVO DO ALEITAMENTO MATERNO NAS MATERNIDADES
    Gisele Diniz Rodrigues, Daniele Ribeiro Dias, Claudemir Santos de Jesus e Viviane Barros Costa Garrit
  5. SAÚDE AUDITIVA EM ESCOLARES, UM OLHAR DO PROFESSOR
    Maria Eduarda da Silva Neto e Maria Esther de Araújo

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