REPRESENTANTES MUNICIPAIS

Tempo de leitura: 3 minutos

ATRIBUIÇÕES, DEVERES E DIREITO DO REPRESENTANTE MUNICIPAL

(Anexo I do Regulamento da Eleição para Representante Municipal do CREFONO1 – 1a. Região)

Atribuições do Representante Municipal:

  • Representar o CREFONO1 nos assuntos de interesse da Fonoaudiologia, no âmbito do seu município, consultando o CREFONO1 quando houver dúvida nas informações a serem prestadas.
  • Buscar a implantação ou ampliação da saúde fonoaudiológica nos setores público e privado, no âmbito do seu município.
  • Comunicar ao CREFONO1 a realização das Conferências de Saúde em seu município, para que o Conselho proceda a inscrição do Representante Municipal no evento.
  • Participar das Conferências Municipais de Saúde, Saúde Mental, Saúde Bucal, Saúde do Trabalhador, Vigilância Sanitária e outras que venham a ser criadas, apresentando propostas de interesse da Fonoaudiologia e que tenham relação com a prestação de serviços aos usuários.
  • Realizar eventos para a comunidade com o apoio do CREFONO1.
  • Remeter ao CREFONO1 relatório sucinto das ações realizadas no âmbito do seu município.
  • Comparecer, quando solicitado, às reuniões com os integrantes do CREFONO1 e/ou com os demais Representantes Municipais.
  • Comunicar ao CREFONO1, tão logo tenha conhecimento, atos e/ou ações irregulares que possam prejudicar os usuários do Sistema de Saúde ou a categoria fonoaudiológica.
  • Buscar ou manter parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento e Bem-Estar Social, visando a implantação e/ou incremento da Fonoaudiologia no âmbito do seu município.
  • Fornecer ao CREFONO1 informações pertinentes à Fonoaudiologia, no âmbito do seu município, sempre que necessário ou solicitado.
  • Reunir os fonoaudiólogos do município em assembleias, para deliberação de assuntos de interesse da categoria.

Deveres do Representante Municipal:

  • Estar em dia com as suas obrigações legais junto ao CREFONO1.
  • Zelar pelo estrito cumprimento do Código de Ética da Fonoaudiologia e da legislação que a regulamenta.
  • Indicar um substituto para representá-lo nos eventos em que estiver inscrito ou que for convocado, no caso de impossibilidade de comparecimento.

Direito do Representante Municipal:

  • Após o início do mandato, perceber ajuda de custo para auxiliar nas despesas de locomoção e alimentação, sempre que for convocado pelo CREFONO1 a participar de evento ou reunião fora do seu município de representação.

REPRESENTANTES MUNICIPAIS

O Conselho Regional de Fonoaudiologia 1ª Região, sob coordenação da Comissão de Interiorização, promoveu eleição direta para o cargo de REPRESENTANTE MUNICIPAL DO CREFONO1 no interior do Estado do Rio de Janeiro e cidades limítrofes em 2013. Meta do 10º Colegiado, que se propõe a “recuperar o processo de eleição para representantes municipais, tornando efetiva e eficaz a atuação dos mesmos em prol da Fonoaudiologia”, o processo eleitoral teve por objetivo interiorizar e democratizar as ações do Conselho.

A eleição foi conduzida por uma Comissão instituída para gerir o processo eleitoral. O voto foi por correspondência, na modalidade carta simples. Diferentemente da eleição para o Colegiado do CREFONO1, o voto para Representante Municipal não foi obrigatório e a ausência de votação não acarretou multa.

Os novos representantes municipais vêm beneficiar a classe e a Fonoaudiologia nos municípios do interior e Região Metropolitana, além de ampliar o campo de ação do Conselho.

O processo eleitoral iniciou-se em 27 de junho de 2013, com envio de Dialogando Especial sobre a eleição. Em 1º de julho, seguiu pelo correio comunicado sobre a eleição aos fonoaudiólogos, exceto os da capital. As inscrições de candidaturas e divulgação dos nomes dos candidatos aconteceram em agosto. Os votos foram recebidos até 20 de setembro. Os representantes foram eleitos em 30 de setembro e empossados em 14 de outubro de 2013.

Desde então, se manifestam interesse, novos representantes vem sendo indicados em reuniões do Conselho Itinerante, na localidade onde residem ou atuam.

A seguir, a lista dos Representantes Municipais, atualizada em junho de 2015:

ANGRA DOS REIS
DEUSIMAR SINESTRO DE LIMA – CRFa 1-7476

BOM JESUS DO ITABAPOANA
ADRIANA LUZIA JARDIM DA SILVA – CRFa 1-13802

CORDEIRO
FANNIA MACEDO DE OLIVEIRA – CRFa 1-11960

ITAGUAÍ
ANA ELÍSIA DOS SANTOS GONÇALVES – CRFa 1-12341

MACAÉ
ALESSANDRA ARNAUD DE QUEIRÓS MATTOSO – CRFa 1-6475

MAGÉ
CAMILE MOURA PALMA DA SILVA – CRFa 1-11190

NITERÓI
LUCIENNE DE OLIVEIRA JESUS SOUZA – CRFa 1-10977

PORCIÚNCULA
MARILZA PINTO BARCELOS DA SILVA SANTOS – CRFa 1 -13094

PORTO REAL
EMILY SILVANO DA SILVA – CRFa 1-13641

QUEIMADOS
CÍNTIA BOTELHO DE OLIVEIRA – CRFa 1-11613

RESENDE
BRUNA ETTORE – CRFa 1-11173

SÃO GONÇALO
MÁRCIA CRISTINA FÉLIX DA SILVA – CRFa 1-5690

Crefono1-pop_up-ABA