Fórum analisa mudanças propostas no Código de Ética





O CREFONO1 realizou na manhã de 27 de junho o Fórum de Ética, onde fonoaudiólogos, observados por acadêmicos de Fonoaudiologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), discutiram com representantes dos Conselhos Federal e Regional a proposta do novo Código de Ética da profissão.

O encontro aconteceu no auditório do CREFONO1, sob a coordenação conjunta do presidente da Comissão de Ética do CFFa, Domingos Sávio (CRFa 1-4626), a presidente da Comissão de Ética da 1ª Região, Christina Sales (CRFa 1-5365), a presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do Regional, Lucia Provenzano (CRFa 1-1700) e a presidente da Comissão de Educação, Heloísa Mello (CRFa 1-2350). Entre os profissionais presentes, as ex-conselheiras Sandra Mendes Kalil Ganm (CRFa 1-6984), Nise Mary Cardoso (CRFa 1-1013), Mara Virgínia Henriques (CRFa 1-3988), Joyce Forte (CRFa 1-11515), Isabel Mannarino (CRFa 1-4983) e Cristiane Mattos (CRFa 1-11411), as duas últimas representando atualmente o Sinferj (Sindicato dos Fonoaudiólogos do Rio de Janeiro), além de Vânia Pavão (CRFa 1-4885), representando a AND (Associação Nacional de Dislexia) e UFRJ.

Análise 2 menor

O Código de Ética hoje em vigor é de 2004. Domingos Sávio começou a apresentar a minuta, destacando que a proposta, que foi discutida em todos os Regionais, em encontros que se estenderam de 10 a 29 de junho, buscou estar associada à sociedade contemporânea. “Estamos propondo um Código à frente dos outros, onde pensamos a bioética e a nossa relação com o ecossistema. Nada está desassociado da qualidade de vida. Nossa profissão cresceu muito e estamos construindo um novo Código moderno, afinado com a época atual, onde olhar para o outro, respeitar o outro e a vida são diretrizes fundamentais”, afirmou Sávio.

Temas como biossegurança e condutas que podem se configurar em infrações foram amplamente debatidos. “Foi uma manhã de discussões muito proveitosas para a Fonoaudiologia”, avaliou Christina Sales.

A estrutura do novo Código de Ética está dividida em Princípios Gerais; Responsabilidades Gerais; Relacionamentos – Com o Cliente, com Outros Fonoaudiólogos, com os Profissionais das Demais Categorias, com as Organizações da Categoria, com a Pessoa, a Família, a Coletividade e a Natureza; Sigilo Profissional, Auditorias e Perícias Fonoaudiológicas; Formação Acadêmica, da Pesquisa e da Publicação; Tecnologias de Informação e Comunicação – Propaganda, Publicidade e Mídias Sociais; Responsável Técnico, Observância, Aplicação e Cumprimento, Código de Ética e Disposições Finais.

Como não houve tempo hábil para analisar todos os temas com a profundidade que a discussão exigia, foi acordado que os profissionais e estudantes presentes poderiam enviar suas contribuições ao CREFONO1 por e-mail até o último dia 2 de julho, quando encontro no CFFa das Comissões de Ética do Sistema de Conselhos Federal e Regionais começou a analisar todas as sugestões.

Veja mais fotos do Fórum de Ética da 1ª Região.

Comentários estão fechados.