CREFONO1 participa de Frente em Defesa do SUS e unidades federais de saúde





Lucia Frente Hospitais 2

A presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio de Janeiro, Lucia Provenzano (CRFa 1-1700), e a presidente da Comissão de Saúde do CRFa 1ª Região, Viviane Marques (CRFa 1-10022), participaram na manhã desta segunda-feira (10) do lançamento da Frente em Defesa dos Institutos e Hospitais Federais do Rio de Janeiro, no auditório do Hospital do Andaraí, Zona Norte do Rio. A Frente reúne sindicatos, conselhos de fiscalização profissional e instituições que, junto ao Fórum de Saúde, vai propor ações e estratégias para lutar contra a privatização das políticas sociais, contra o desmonte do SUS público estatal e contra as medidas do atual governo de fortalecimento do setor privado de saúde e desestruturação da Rede Federal de Saúde. Deputados estaduais e federais também participaram do ato.

Lucia e Viviane Frente Hospitais

“É uma frente em defesa do SUS, da boa qualidade e condições de atendimento dos hospitais federais. Uma frente que reúne diversas classes profissionais da área da saúde e movimentos sociais que buscam garantir o direito do cidadão à assistência e também condições dignas de trabalho para os servidores. Condições de trabalho que não sejam dignas ou possam prejudicar usuários e/ou profissionais devem ser denunciadas às entidades representativas desses profissionais”, disse Lucia Provenzano.

Público Frente em Defesa do SUS 2

A presidente do CREFONO1 participou em 5 de julho de reunião na sede do Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro, onde foram definidas diversas ações em defesa do SUS e das unidades federais de saúde, como o lançamento da Frente, em 10 de julho. Participaram do encontro ainda o Sindicato dos Médicos, Conselhos Regionais de Nutrição, Enfermagem, entre outras entidades. “É um movimento apartidário, onde profissionais se uniram para ter mais força para buscar soluções para a grave crise que as unidades federais enfrentam no Rio de Janeiro”, completou Lucia Provenzano.

Entre as ações já definidas estão elaboração de documento sobre a reorganização da rede (especialização) e formação de um Grupo de Trabalho para auxiliar na elaboração de um documento a ser apresentado ao Judiciário sobre a falta de pessoal, insumos e fechamento de serviços, em parceria com parlamentares estaduais e federais, entre outras iniciativas.

A próxima plenária está marcada para 17 de julho, próxima segunda-feira, às 18h, no Sindicato dos Médicos, no Centro do Rio.

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação CREFONO1

 

Comentários estão fechados.