COMISSÕES

Tempo de leitura: 2 minutos

São órgãos auxiliares do Plenário e da Diretoria, e são instituídas com finalidade específicas e por tempo indeterminado, mediante o voto de 2/3 do Plenário.

Atualmente, o CREFONO-1ª Região possui 13 (treze) Comissões e outras 3 (três) Subcomissões, que são as seguintes:

Comissão de Orientação e Fiscalização (COF)
Objetivo: Orientar e fiscalizar o exercício profissional, com base no que preceitua a Lei Nº 6.965/81 e o Código de Ética do Fonoaudiólogo.

Comissão de Ética
Objetivo: Promover a ética no desempenho profissional do Fonoaudiólogo.

Comissão de Tomada de Contas
Objetivo: Analisar e aprovar as contas do Conselho.

Comissão de Licitação
Objetivo: Conduzir os processos de aquisição de produtos e equipamentos, além de contratação de serviços para o Conselho, de acordo com o que preceitua a Lei 8.666/93.

Comissão de Patrimônio
Objetivo: Cuidar da atualização, identificação, inventário, alienação e baixa dos bens móveis do CREFONO1.

Comissão de Saúde
Objetivo: Promover o assessoramento a Conselheiros e aos fonoaudiólogos na área da Saúde.

Comissão de Divulgação
Objetivo: Promover a divulgação da Fonoaudiologia e da importância do trabalho fonoaudiológico para a população.

Comissão de Educação
Objetivo: Orientar e assessorar o Conselho, os fonoaudiólogos e os formandos nas questões que envolvem a formação profissional.

Comissão de Convênios
Objetivo: Promover o levantamento de todas as Seguradoras e Planos de Saúde que atuam no estado do Rio de Janeiro, para que o CRFa 1ª Região possa, de forma precisa, denunciar o que não está sendo cumprido, bem como exigir as providências necessárias para a melhoria do atendimento aos usuários e o resgate da dignidade do exercício profissional.

Comissão de Interiorização
Objetivo: Promover uma maior integração dos Municípios com a sede do CRFa 1ª Região, bem como agilizar as ações do Conselho e da Fonoaudiologia junto aos representantes municipais e, ainda, auxiliar na fiscalização do exercício profissional no interior do estado.

Comissão de Concursos
Objetivo: Acompanhar todos os concursos na área da Fonoaudiologia, bem como resolver as questões relacionadas aos mesmos.

Comissão de Ensino
Objetivo: Voltar-se para a promoção, aprimoramento e prevenção de aspectos relacionados à audição, linguagem (oral e escrita), bem como da saúde vocal e motricidade oral que favoreçam e otimizem o processo de ensino e aprendizagem.

Comissão de Assuntos Parlamentares
Objetivo: Acompanhamento dos projetos de lei de interesse da Fonoaudiologia em tramitação nas Casas Legislativas; triagem, indicação e proposição de novos projetos de lei (PLs); argumentação e sugestão de emendas; combate proposições danosas à profissão e à saúde da população. Compor a CIFAP (Comissão Interconselhos de Fonoaudiologia em Assuntos Parlamentares), indicando um membro da CAP como representante do Regional.

Subcomissão de Audiologia
Objetivo: Conscientizar os profissionais sobre a necessidade de melhoria da qualidade do serviço do fonoaudiólogo e das práticas a serem adotadas na área da Audiologia, de acordo com os preceitos éticos profissionais.

Subcomisssão de Voz
Objetivo: Conscientizar os profissionais sobre a necessidade de melhoria da qualidade do serviço do fonoaudiólogo e das práticas a serem adotadas na área da Voz, de acordo com os preceitos éticos profissionais.

Subcomissão de Linguagem
Objetivo: Conscientizar os profissionais sobre a necessidade de melhoria da qualidade do serviço do fonoaudiólogo e das práticas a serem adotadas na área da Linguagem, de acordo com os preceitos éticos profissionais.

Crefono1-pop_up-ABA